segunda-feira, 30 de abril de 2012

Timor-Leste: Bandeiras hasteadas para a comemoração da Restauração da Independência




O Primeiro Ministro (PM), Rala Xanana Gusmão, apela a todos os timorenses para que a partir de 1 de Maio e até ao dia 31 do mesmo mês, nas residências particulares e nos edifícios comerciais, tenham hasteada a Bandeira Nacional de Timor-Leste, diz em comunicado.

“Com esta acção, o Governo pretende envolver todos os timorenses nas comemorações oficiais da Restauração da Independência, permitindo-lhes, assim, participar activamente nas festividades que irão decorrer em Timor-Leste,” refere o comunicado.

No documento, o PM realça a presença de altas entidades e muitas personalidades em Timor-Leste durante as comemorações dos dez anos da Restauração da Independência, no próximo dia 20 de Maio.

“Esta é uma data histórica para todos os timorenses que durante décadas lutaram por uma Pátria livre, soberana e independente. Este acto será testemunho do fervor partiótico dos timorenses orgulhosos da independência alcançadano dia 20 de Maio de 2002,” conclui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Há uns dias atraz, o um senhor de nome Damian Kingsbury acusou os timorenses de serem saudosistas ao colonialismo e neo-colonialismo. Ele acertou mas que em cheio. Os indonésios obrigavam os timorenses a icharem as bandeiras em suas casas para ‘comemorar’ o HUT (hari ulang tahun) no mês de agosto de cada ano. Na indonésia, o dia 17 de agosto é o dia nacional, por em 1945 daquele dia declararem a sua independência. Os timorenses que não acatarem este mandato consideravam-os como ‘kepala duas’, o que poderia ser encarcerrados. Bem seria ridículo e mentiroso se eu dizer que as nossas autoridades consideram pessoas traidoras se não icharem, porque ninguêm é obrigado a fazer isso.

Nas antigas colónias e neo-colónias há coisas que não mudam. Em Timor-Leste umas das coisas que não mudou é a presenças dos padres, imams e homens da religião a marcarem as suas presenças nas cerimónias seculares, como per exemplo, abertura de reuniões ou conferências. Apesar de lutar por 24 anos para correr com as forças ocupacionistas indonésia, o hábito que acima referí e o hastear da bandeira ficaram e os sucessivos governos do país ficaram abraçados a estes sentimentos e bem, até diria melhor do que a bíblia.

Até quando?

Anónimo disse...

Caro Alexandre Gusmão,

A unidade dos Timorenses, não se constroí por decreto. Nunca os Timorenses estiveram tão desunidos, a situação está preta, se não é feito nada para que o próximo governo seja de unidade, Timor poderá entrar outra vez em convulsões.
Agora não têm ninguém para culpar!!!

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

XANANA, VOCE E UM DITADOR!
TIMOR ESTA FARTO DE VOCE!

Anónimo disse...

“XANANA, VOCE E UM DITADOR!”

Não nos parece que ele mandatou o estado para que o hastear da bandeira seja obrigatória no país. Fê-lo apenas um apelo que a população comemora os dez anos da Restauração da Independência. Entretanto a forma como tinha feito o apelo não nos parece muito diferente dos ‘apelos’ feitos pelos militares indonésios.

Mas devo dizer que celebrar dez anos de um independent dever ser orgulho de cada Maubere.

Mais lidas da semana