sábado, 21 de abril de 2012

Timor-Leste: Ministro português em Díli para assinar protocolo de cooperação



Angola Press

Díli - O ministro português da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, chegou hoje a Díli, Timor-Leste, para uma viagem oficial de três durante a qual vai assinar um protocolo de cooperação e visitar projectos sociais apoiados pela cooperação portuguesa.

Em declarações à imprensa no aeroporto internacional Nicolau Lobato, em Díli, Pedro Mota Soares explicou que a visita tem dois objectivos, nomeadamente assinar um acordo de cooperação com o Ministério da Solidariedade e Segurança Social timorense e visitar projectos de inclusão social apoiados pela cooperação portuguesa.

"Acentuar a cooperação entre Timor e Portugal é muito importante numa altura em que Timor-Leste aprovou a sua lei de base da segurança social", afirmou o ministro português.

Os Ministérios da Solidariedade e Segurança Social dos dois países assinam terça-feira, último dia da visita do ministro português, um protocolo de cooperação, que vai vigorar até 2014 e visa apoiar Timor-Leste na criação de um sistema de segurança social e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Segundo Pedro Mota Soares, um outro objectivo da viagem é visitar um conjunto de projectos sociais apoiados por Portugal.

"Para nós é muito importante poder visitar no terreno um conjunto de projectos relacionados com a inclusão e capacitação, com o desenvolvimento social relacionados com a cooperação portuguesa", afirmou.

Durante a sua estada em Timor-Leste, o ministro português vai deslocar-se a vários distritos do país, nomeadamente Aileu, Baucau, Viqueque, Lautém e Oeucussi, para visitar projectos que envolvem crianças e idosos timorenses apoiados por Portugal.

Do programa da visita de Pedro Mota Soares a Timor-Leste constam também encontros com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e com o Presidente, José Ramos-Horta.

Relacionado em Página Global

2 comentários:

Anónimo disse...

MEU DEUS. COITADO DE TIMOR!

Anónimo disse...

Mais um protocolo assinado, mais uma caravana que passa por terras do sândalo salutífero e cheiroso, mas nada muda!

Mais lidas da semana