terça-feira, 17 de abril de 2012

UNIÃO AFRICANA SUSPENDE GUINÉ-BISSAU E AMEAÇA COM SANÇÕES


Representação da CEDEAO em Bissau
Público, com agências

CEDEAO exigiu libertação dos políticos presos

A União Africana anunciou nesta terça-feria a suspensão da Guiné-Bissau da organização e avisou que poderá adoptar sanções contra os autores do golpe de Estado que levou à detenção dos principais responsáveis políticos do país.

A suspensão, com efeitos imediatos, irá vigorar “enquanto a ordem constitucional não for restabelecida”, anunciou o embaixador Ramtane Lamamra, responsável do Conselho de Paz e Segurança da organização, no final de uma reunião em Addis-Abeba, na Etiópia.

Segundo o responsável, a comissão propôs ainda que, “dada a frequência dos golpes de Estado na Guiné”, a comissão executiva da UA e à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) devem discutir a imposição de sanções contra o autoproclamado comando militar. Em cima da mesa poderão estar a proibição de concessão de vistos e o congelamento de bens no estrangeiro dos militares golpistas e dos seus apoiantes civis.

A decisão da UA, que na semana passada tinha já condenado a intentona, surge horas depois de uma missão enviada pela CEDEAO a Bissau se ter reunido com o “comando militar”. Segundo o chefe da missão, Désiré Tagro Ouédraogo, os militares insistiram que pretendem um “regresso rápido à normalidade constitucional”, mas não se comprometeram a libertar os políticos que capturaram na noite do golpe, incluindo o Presidente interino, Raimundo Pereira, o primeiro-ministro e candidato presidencial, Carlos Gomes Júnior.

Na reunião, os golpistas terão também garantido que as fronteiras terrestres e o espaço aéreo e marítimo do país, que foi encerrado no domingo, já teria sido reaberto, disse à TSF um jornalista guineense.

Sem comentários:

Mais lidas da semana