sexta-feira, 13 de abril de 2012

Xanana Gusmão dividiu o povo de Timor-Leste, que levou à crise de 2006 - Alkatiri



Sapo TL

Na passada quarta-feira, dia 11, Mari Alkatiri, Presidente em exercício da FRETILIN disse durante campanha de Francisco Lu-Olo Guterres em Becora, Díli, que não haverá uma crise, independentemente do candidato que ganhar as Eleições esta segunda-feira,e que ambos deverão respeitar as regras da democracia.

"A crise não vai entrar no nosso país novamente porque o nosso camarada Francisco Lu-Olo Guterres e o antigo Major-general Taur Matan Ruak não voltarão a transportar armas. Não há necessidade de ter receio." A Polícia Nacional e as Forças de Defesa foram as únicas entidades com porte de armas e não queriam usá-las.

"A FRETILIN irá sempre promover a paz e a estabilidade, tal como fez depois das eleições de 2007, em que o partido ganhou a maioria dos votos, mas o poder foi dado à recém-formada Aliança de Maioria Parlamentar (AMP)", disse Alkatiri.

"O partido entregou-lhes o Governo, com uma elevada quantia de dinheiro, mas eles utilizaram os fundos sem quaisquer resultados." Durante o evento de campanha eleitoral, Mari Alkatiri disse que o actual Primeiro-ministro, Xanana Gusmão dividiu o povo de Timor-Leste, o que levou à crise de 2006.

"Convido Xanana Gusmão para ler novamente o discurso que proferiu no dia 23 de Março de 2006. Foi esse discurso que dividiu o país entre o Oeste e o Leste", revelou o responsável da FRETILIN. Se for eleito Presidente, Francisco Guterres disse que usaria o seu poder constitucional para defender os direitos do povo e fortalecer a paz e a unidade nacional.

Do outro lado da barricada, Taur Matan Ruak apelou a todos os timorenses para um clima de calma e serenidade, para a realização de eleições sem recurso à violência.

"Peço o respeito aos candidatos e a todas as regras e leis que governam este processo.Não prestem atenção a quaisquer boatos e informações falsas. Evite ficar envolvido nas intimidações ou qualquer forma de violência», apelou o antigo Major-general.

Na sua campanha eleitoral, no distrito de Covalima, na passada quarta-feira, Taur Matan Ruak disse que irá fortalecer a unidade nacional caso se torne Presidente da República, e que está confiante de que irá ganhar as Eleições.

No sub-distrito de Maliana, Bobonaro, o antigo Major-general das Forças Armadas disse que vai abraçar todos os povos. A Organização Resistência em Massa declarou o seu apoio a Taur Matan Ruak, justificando a sua escolha na capacidade e maturidade políticas para assumir o papel e garantir a paz.

SAPO TL com PNN Portuguese News Network

4 comentários:

Anónimo disse...

O MARI ESTÁ DESESPERADO,FALA ATOA,UTILIZA AS FOTOGRAFIAS DOS BIPOS PARA MANIPULAR A POPULAÇÃO,ASSIM COMO AS FOTOS DA CERIMONIA DA GRADUAÇÃO DO LUOLU,EM QUE APARECE O LERE E RAMOS HORTA.POUCA VERGONHA!QUEIMAM AS CASAS DA POPULAÇÃO,INCENTIVAM A VIOLENCIA E A DESESTABILIDADE.ESTE HOMEM É TERRÍVEL

Anónimo disse...

A Fretilin nunca usou a foto de Lere na campanha, ela circulou em alguns lugares e depois desapareceu, isto é propaganda maliciosa!Lere está a fazer o jogo de Taur e Xanana.

Alkatiri é um homem inteligente e não entra nestes jogos de violência porque sabe que só tem a perder, não venham cá com estas tangas que isto já não pega.

MTRM para isto tudo!

Anónimo disse...

“QUEIMAM AS CASAS DA POPULAÇÃO, INCENTIVAM A VIOLENCIA E A DESESTABILIDADE. ESTE HOMEM É TERRÍVEL”
Ao contrário do que está a dizer, as suas diarreias verbais mostra claramente o seu desespero. Fala como quem já admitiu a derrota. Você ter acordado esta manhã e viu no espelho a imagem dos seus atos na crise de 2006. Enagano de si mesmo de que tinha as suas mãos limpas, começa por atirar pedras. Em Timor-Leste todos sabem quem são os autores da crise, dos que andam a queimar casas sa população, incentivar violência (lembra-se que a casa do cunhado do Rogério Lobado foi incendiado e lá morreram crianças e a mãe e os autores andam a solta, alguns são MP da CNRT). Por mais que queiram os dedos apontam para os seu campo – um segredo aberto na sociedade timorense.

Não é por acaso que os timoresens temem a derrota do XG: “será que Xanana aceitará uma derrota?” em circulação no seio da população.

Anónimo disse...

Caros Timorenses,

Nem todos podem ganhar, o pior que pode acontecer a Timor e seguir o exemplo da Guine Bisau, nao o sigam.

Ninguem quer voltar a ver 2006 e 2007 foram tempos dificeis para Timor.

Beijinhos da Querida Lucrecia

Mais lidas da semana