NME - Lusa
Luanda, 18 Mai (Lusa) - A Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, enalteceu hoje em Luanda os traços comuns entre o seu país e Angola, no que toca à luta anti-colonial e de libertação, que, além das matérias económicas fazem os dois países "complementares".
Cristina Kirchner, que termina hoje uma visita de Estado de dois dias a Angola, discursou na abertura de conversações entre ministros angolanos e argentinos dos sectores da indústria, agricultura e comércio.
Segundo Cristina Kirchner, tanto Angola como a Argentina foram "sinais dos últimos vestígios da guerra fria" e por isso "têm muitas coisas em comum e muitas oportunidades para estreitarem relações".
De acordo com a Presidente argentina, essas oportunidades não devem ser apenas de cooperação e de oportunidades para o comércio em Angola, mas sim de criação de polos de desenvolvimento, de transferência de conhecimento, "que permita aos angolanos aprenderem".
A Chefe de Estado da Argentina manifestou a disponibilidade do seu país para colaborar na indústria farmacêutica, em que o seu país tem um elevado potencial.
A Presidente da Argentina fez também referência à necessidade de os governos criarem "sociedades inclusivas, equitativas e com salários justos".
"Isso era o que queria o fundador desta nação Agostinho Neto e pela qual lutaram homens e mulheres junto a ele. Hoje fiz uma homenagem ao seu monumento e também das cinco heroínas", disse.
Cristina Kirchner convidou ainda o Presidente José Eduardo dos Santos a visitar a Argentina, sete anos depois de lá ter estado.
Sem comentários:
Enviar um comentário