quinta-feira, 10 de maio de 2012

Austrália simplifica processo de aquisição de visto para residentes em Macau



DM - Lusa

Macau, China, 10 mai (Lusa) -- A aquisição de vistos de entrada na Austrália por residentes de Macau vai ser simplificada a partir de 1 de julho na sequência de um acordo entre os dois países, confirmaram hoje as entidades respetivas.

Os Serviços de Identificação de Macau e o consulado-geral da Austrália confirmaram, em comunicado hoje divulgado, ter chegado a um acordo para que todo o processo de requerimento de vistos de entrada na Austrália - independentemente do seu tipo (turista, estudante, negócios, entre outros) - corra de forma mais simplificada e rápida.

Atualmente, os residentes de Macau precisam de enviar os seus passaportes para Hong Kong para que o pedido seja processado, o que deixará de ser necessário com o acordo agora firmado.

Deste modo, a presença física de um "visto" no passaporte deixa de ser precisa, com a informação a ser gravada nos sistemas de migração australianos, segundo explica uma nota do consulado australiano.

De acordo com o cônsul australiano para Hong Kong e Macau, Paul Tighe, estas mudanças refletem o crescente nível de intercâmbio entre Macau e a Austrália, em termos do Governo, negócios e das pessoas em todos os patamares.

As autoridades de Macau sublinharam, por sua vez, em nota oficial, que as medidas agora anunciadas "favorecem o reforço do intercâmbio dos agentes e desenvolvimento do turismo de ambas as partes, bem como, dos contactos sociais e culturais entre Macau e a Austrália".

No ano passado, 1.485 portadores dos documentos de viagem de Macau requereram às entidades australianas em Hong Kong a concessão de vistos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana