terça-feira, 8 de maio de 2012

Bissau: Deputados da Comissão Permanente convocados para discutir crise no país



Lusa

Bissau, 08 mai (Lusa) - Serifo Nhamadjo, atual presidente interino do Parlamento da Guiné-Bissau, convocou para quarta-feira os deputados da Comissão Permanente para uma reunião na qual vai ser analisada a crise que se vive no país e propor soluções.

Em nota de imprensa lida na rádio nacional, o presidente interino do Parlamento guineense convoca os deputados da Comissão Permanente para, entre outros assuntos, analisarem "a situação político-militar vigente no país", debruçarem-se sobre a marcação da terceira sessão ordinária do ano legislativo 2011-2012 e ainda aprovarem o projeto de ordem dos trabalhos.

Fazem parte da Comissão Permanente do Parlamento guineense os membros da mesa da instituição e ainda os líderes das bancadas parlamentares.

A CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) propôs que o Parlamento guineense eleja novos membros da mesa da instituição e, a partir dessa eleição, o presidente da mesa eleito seria designado chefe de Estado interino e o seu vice passava a ser presidente do Parlamento.

O PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), que estava no poder até ao golpe de Estado militar de 12 de abril, não concorda com esta modalidade de saída da crise proposta pela CEDEAO argumentando que tal significaria legitimar o golpe de Estado.

Fonte próxima ao Comando Militar que protagonizou o golpe de Estado disse à Agência Lusa que "é bem provável" que nessa reunião de quarta-feira no Parlamento sejam adotado mecanismos que vão permitir a indigitação "de pelo menos o Presidente interino da República".

MB

Deputados do PAIGC recebem indicação para faltar a reuniões parlamentares

Lusa

Bissau, 08 mai (Lusa) - O PAIGC, partido maioritário na Guiné-Bissau, instruiu hoje os deputados do partido para não participarem em qualquer reunião parlamentar "enquanto decorrem os esforços da comunidade internacional na busca de uma solução" para a crise.

Os deputados "não devem tomar parte, nem participar, em nenhuma reunião da Mesa, Conferência de Líderes, Comissão Permanente ou Plenária" da Assembleia Nacional Popular, até que haja uma solução para a crise político-militar decorrente do golpe de Estado de 12 abril "com uma agenda bem definida".

O comunicado do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, no poder até dia 12) surge no mesmo dia em que o presidente interino do parlamento, Serifo Nhamadjo, convocou, para quarta-feira, os deputados da Comissão Permanente para uma reunião destinada a analisar a crise e propor soluções.

Dois responsáveis da polícia em missão da ONU na Guiné-Bissau partem na quinta-feira

Lusa

Cidade da Praia, 08 mai (Lusa) - Dois responsáveis da polícia de Cabo Verde partem na quinta-feira para Bissau no quadro de uma missão das Nações Unidas ligada à reforma dos setores da Defesa e Segurança, disse hoje à agência Lusa fonte oficial.

O comandante da Polícia Nacional, Carlos Graça, adiantou tratar-se da ex-coordenadora do Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência baseada no Género e também chefe da esquadra da Achada de Santo António, na Cidade da Praia, e de Roberto Fernandes, que desempenhava as funções de comandante da Brigada Anti-Crime (BAC) na ilha de São Vicente.

Carlos Graça disse à Lusa que vai também integrar a missão da ONU na Guiné-Bissau e aguarda a desvinculação oficial do cargo, ainda esta semana, e pela "ordem de embarque", também oficial, das Nações Unidas para viajar para a Guiné-Bissau.

João Domingos de Pina, atual diretor-adjunto da PN, será, em princípio, o sucessor de Carlos Graça à frente da força policial cabo-verdiana.

Questionado pela Lusa sobre se, face ao golpe de Estado de 12 de abril na Guiné-Bissau, é este o momento certo para seguir para a capital guineense, Carlos Graça lembrou tratar-se de uma missão das Nações Unidas e que foi dada ordem para os dois oficiais da PN viajarem.

No início deste ano, Carlos Graça foi escolhido para integrar uma missão da ONU na Guiné-Bissau, função que exige disponibilidade imediata para o cargo, uma vez que se enquadra no processo de reforma dos setores da defesa e segurança guineenses.

JSD

1 comentário:

Anónimo disse...

A organização denominada CEDEAO - Clube de Eunucos e Ditadores dos Estados da África Ocidental pretende agrilhoar a Guiné-Bissau. Pede-se à ONU que intervenha rápido.

Mais lidas da semana