segunda-feira, 28 de maio de 2012

CABO-VERDE, ANGOLA E MOÇAMBIQUE CRESCEM. GUINÉ-BISSAU... SEMPRE A DESGRAÇA




Cabo Verde: Crescimento económico mantém-se alto num "país exemplar"

Visão - Lusa

Arusha, Tanzânia, 28 mai (Lusa) - Cabo Verde vai manter um crescimento económico alto e estável, mas a "fraca qualidade das suas infraestruturas" pode criar problemas nessa performance, assinala o relatório Perspetivas Económicas em África 2012, hoje divulgado em Arusha, Tanzânia.

O documento prevê um ligeiro crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real, de 5,0 % em 2011 para 5,1% em 2012 e uma queda da inflação de 4,5 para 3,3% em igual período e elogia o país "por ser dos poucos em África que vai cumprir os oito Objetivos do Milénio".

No entanto, o documento, coproduzido pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), pela OCDE, pela Comissão Económica da ONU para a África (UNECA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), assinala vários riscos para o arquipélago.

Angola: PIB pode crescer 8,2% e inflação baixar para 10% em 2012

Arusha, Tanzânia, 28 mai (Lusa) - O PIB de Angola pode crescer 8,2 por cento, empurrado pelo retorno das operações petrolíferas, segundo o relatório Perspetivas Económicas em África 2012, que projeta uma queda da inflação de 13,5 para 10 por cento.

O relatório, produzido em conjunto pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), pela OCDE, pela Comissão Económica da ONU para a África (UNECA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi divulgado hoje no arranque da assembleia anual do BAD em Arusha, Tanzânia.

"Em 2011, o forte crescimento do setor não petrolífero foi contrabalançado por uma descida nas receitas do petróleo, como resultado da baixa produção e das exportações. Mas espera-se que o Produto Interno Bruto (PIB) real cresça substancialmente, quando os campos petrolíferos estão a voltar às operações e novos projetos começam a produzir", refere o relatório.

Moçambique: Crescimento "vai continuar robusto" em 2012 e 2013

Arusha, Tanzânia, 28 mai (Lusa) - O PIB em Moçambique vai crescer de 7,2% em 2011 para 7,9% em 2013, prevê o relatório Perspetivas Económicas em África 2012, do Banco Africano para o Desenvolvimento, OCDE e ONU, hoje divulgado em Arusha, Tanzânia.

Este ano, o Produto Interno Bruto (PIB) terá uma taxa de crescimento de 7,5%, refere o documento, que associa a situação ao início das exportações de carvão e aos "fortes desempenhos nos serviços financeiros e setores de transportes, comunicações e construção".

Também a retoma do investimento direto estrangeiro, sobretudo no setor mineiro, o forte crescimento agrícola e os investimentos em infraestruturas deverão "conduzir a um forte crescimento real em 2012 e 2013", assinala o relatório.

Guiné-Bissau: Instabilidade política compromete crescimento económico

Arusha, Tanzânia, 28 mai (Lusa) - O flagelo da contínua instabilidade política compromete o crescimento da economia na Guiné-Bissau, quase totalmente dependente do preço do caju no mercado mundial, adverte uma projeção económica sobre o país, hoje divulgada.

Além dos efeitos da instabilidade política, de que o mais recente retrato é o golpe militar de abril passado, a economia do país deverá ressentir-se da provável baixa de preços do caju no mercado mundial, em consequência da crise que atravessa a União Europeia.

"A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) irá abrandar em 2012 e em 2013 e o défice da conta corrente irá agravar-se", prevê o relatório Perspetivas Económicas em África 2012, coproduzido pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), pela OCDE, pela Comissão Económica da ONU para a África (UNECA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), hoje divulgado em Arusha, Tanzânia.

- Leia em Separata (barra lateral) vários títulos – o mais recente publicado: As Crises Político-Militares na Guiné-Bissau: Causas, Problemas e Soluções

*Titulo PG

2 comentários:

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

SIM SIM, CRESCEM COM O DINHEIRO DOS OTÁRIOS DOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES

RAMIRO LOPES ANDRADE
_________________________

Portugal dá todos os anos 500 milhões de euros aos países corruptos africanos e Timor
.
Sim é verdade !!!!!!!
Estamos na bancarrota, mas temos dinheiro para doar todos os anos desde o 25 de abril, cerca de 500 milhões de euros em " AJUDAS " aos países corruptos africanos ( Angola / Moçambique / Guiné Bissau / Cabo verde / São Tomé e Princepe ) + Timor.
Isto sem contar com os grandes negócios de perdão de dívidas a estes países corruptos, como por exemplo a Barragem de Cahorra Bassa / Moçambique, em que perdoamos 1500 milhões de euros ( 1 bilião e 500 milhões de euros ), de uma só penada.
É o que dá fingirmos que somos um país rico, e no fim os mesmos de sempre é que pagam a conta, OS PALHAÇOS DOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES.

Quantos biliões de euros já perdoamos das dívidas de países africanos á Portugal ????
Alguem é capaz de contabilizar este valor ???
O Banco de Portugal sabe de certeza !!!!
Será que este dinheiro estourado com países corruptos, não está enfiado na dívida externa portuguesa ???

Temos dinheiro para pagarmos reformas milionárias aos palhaços dos políticos portugueses ( duas e tres reformas ), como por exemplo ao nosso queridíssimo presidente da república das bananas portuguesa, o querido Anibal Cavaco Silva.
Este Anibal ainda tem o desplante de dizer, que os 13 mil euros que recebe por mês não lhe chegam para as despesas ................. sem comentários, já disse tudo o que achava desta besta quadrada !!!!!
O pior está para vir, as maquinas da Casa da Moeda já estão oleadas, e prontas para começar a imprimir escudos novos, está para muito breve .............. a nova moeda vai valer apenas 30% dos euros que temos nos bancos, aguardem ............................
Assim não dá compatriotas, depois temos os comunistas de Almada a porem portagens para as pessoas poderem ir a praia, não falta muito para nos cobrarem ar que respiramos.
Os governantes deste país estão todos loucos.

Um abraço a todos os patriotas, e preparem-se.

Ramiro Lopes Andrade

----------------------------------------------------------------------------

http://www.ionline.pt/mundo/portugal-deu-menos-15-milhoes-euros-aos-paises-desenvolvimento


Portugal destinou 472 milhões de euros à ajuda aos países em desenvolvimento em 2011, menos 15 milhões de euros que no ano anterior, uma queda de 3% tendo em conta a variação das taxas de câmbio e de preços. Segundo os dados mais recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em termos percentuais do rendimento nacional bruto (RNB), Portugal destinou apenas 0,29% à ajuda pública ao desenvolvimento (APD).





Tal pai Tal filhinha
O SOBA DE ANGOLA, E FUTURO DONO DE PORTUGAL
O país deles é uma merda, andam sempre de mão estendida, mas andam a comprar meio Portugal com o dinheiro do petroleo.
O povo angolano vive na mais absoluta miséria, e nossos políticos palhaços, querem que nós portugueses trilhemos o mesmo caminho de miséria em que vivem os nossos irmãos angolanos.
Nós Portugueses merecemos, porque não reagimos a nada, temos futebol, temos novelas tipo morangos com merda, temos Fátima, temos fados, realmente vamos descer mais ainda no Buraco Negro que Portugal está a ser sugado .............

Anónimo disse...

ENCRUZILHADA!

A intervenção anterior apesar de tudo parece-me injusta: imaginem se Portugal tivesse de pagar a África pela escravatura e colonialismo impostos durante séculos?

Depois desses séculos de escravatura e colonialismo a solução europeia para Portugal deu no "buraco" que deu e Portugal pode estar numa encruzilhada para as soluções que se impõem: mais Europa ou mais relacionamento com o resto do mundo?

A interligação de Portugal aos componentes do CPLP seria bem vinda, não fora o facto das elites serem tão irresponsáveis ao ponto de circunscreverem e limitarem os expedientes de interesse comum aos negócios, aos "mercados" lucrativos e a ilusões como a "kamanga", como se ainda estivéssemos no tempo das caravelas!

A solução não será em proveito de saudosismos do passado, mas acções alternativas de âmbito alargado e envolvendo muito mais os povos, ao contrário da tendência que acontece ainda neste momento.

Mais lidas da semana