quarta-feira, 2 de maio de 2012

Candidato socialista à presidência francesa diz que há "demasiados" imigrantes ilegais no país



JYF – Lusa, com foto

Paris, 02 mai (Lusa) - O candidato socialista às eleições presidenciais em França, François Hollande, favorito à vitória no domingo, considerou hoje que "existem demasiados imigrantes em situação irregular no país", mas insistiu que França não tem estrangeiros regulares a mais.

Em entrevista esta manhã à rádio RMC e à televisão BFM, a quatro dias da eleição final para o Eliseu, François Hollande esforçou-se por se demarcar das posições do seu rival, Nicolas Sarkozy, recandidato à presidência.

"Não podemos aceitar que se instalem em França imigrantes que não reúnam as condições legais", afirmou.

O candidato prometeu que, se for eleito, a regularização de imigrantes passará a obedecer a critérios claros, como, por exemplo, uma permanência mínima de cinco anos no país, um emprego ou uma promessa de trabalho, ou um filho a frequentar a escola há, pelo menos, cinco anos.

François Hollande disse ainda que, embora a sua perspetiva em relação a este tema seja distinta da do Presidente cessante - que já anunciou, por exemplo, querer reduzir para metade as entradas legais em França -, estas medidas não vão implicar mais do que as atuais 30 mil naturalizações anuais.

De acordo com a última sondagem publicada em França, realizada pelo instituto BVA, François Hollande surge em primeiro lugar na eleição de domingo, com 53,5 por cento das intenções de voto, um ponto abaixo do registado na semana passada num estudo do mesmo instituto. Nicolas Sarkozy obteria 47 por cento dos votos.

Os dois candidatos estarão esta noite frente a frente, na televisão pública, no único debate da campanha para a segunda volta das presidenciais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana