quarta-feira, 9 de maio de 2012

Clube Lusitano quer manter-se como "símbolo e centro" da comunidade portuguesa...



... em Hong Kong

JCS - Lusa

Hong Kong, China, 09 mai (Lusa) - O Clube Lusitano de Hong Kong quer manter-se como o "símbolo e centro" da comunidade portuguesa na antiga colónia britânica, afirmou hoje Francisco da Roza, presidente da associação distinguida com o Prémio Identidade do Instituto Internacional de Macau.

Fundado em 1865, o Clube Lusitano é o fruto da vontade de associação dos portugueses que estavam radicados em Hong Kong, principalmente de dois grandes impulsionadores - A. Barretto e Delfino Noronha - e seria inaugurado a 17 de dezembro de 1866.

Além do apoio permanente à comunidade portuguesa e luso-descendente de Hong Kong e de ser um polo da difusão da cultura portuguesa na antiga colónia britânica, o Clube Lusitano desempenhou também um papel primordial no passado como na invasão japonesa da cidade, no natal de 1941.

Foi sede da companhia de voluntários perante a ameaça japonesa e centro de acolhimento dos portugueses aquando da invasão e antes da sua retirada para Macau.

"Entrados no século XXI, as mudanças são inevitáveis, mas o Clube Lusitano continuará a ser o símbolo e o centro da comunidade portuguesa em Hong Kong", prometeu Francisco da Roza.

Na entrega do prémio, Jorge Rangel, presidente do Instituto Internacional de Macau, que hoje assinou também um protocolo de cooperação com o Clube Lusitano, salientou que o clube "deve muito da sua pujança" ao comendador Oliveira Sales, um dos mais prestigiados portugueses de Hong Kong que, entre outros cargos, foi presidente do Urban Council ou do Comité Olímpico de Hong Kong.

"(No mandato do comendador Oliveira Sales) foram lançadas as reformas que permitiram ao Lusitano ser aquilo que hoje é: um dos clubes de comunidade mais sólidos do mundo", disse.

Primeira "Casa de Macau" no mundo, o Clube Lusitano "constituiu sempre um símbolo de referência para a comunidade macaense que ajudou na edificação daquela antiga colónia britânica tendo contribuído, de forma empenhada, nas lides do seu Governo, na criação de instituições de ensino, na vida empresarial, nas múltiplas manifestações desportivas e até na sua defesa territorial", acrescentou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana