sábado, 26 de maio de 2012

DIA DE ÁFRICA É TODOS OS DIAS




Dia de África é todos os dias mas a efeméride é comemorada oficialmente em 25 de Maio, foi ontem, só trazemos aqui a referência hoje por razões de oportunidade tardia. Foi dia da África berço da humanidade, onde a espécie humana aprendeu a dar os primeiros passos e onde ainda restam uns quantos dos nossos longínquos antepassados que gozam de alguma liberdade em estado selvagem. Queiram ou não certos presunçosos descendemos do chimpanzé. Com a diferença de apesar de ainda sermos Zés que andam em duas patas somos também a espécie, diríamos a única espécie, que mata por prazer, que destroi os recursos do planeta por ganância... E é à espécie humana que chamam de civilizados?

Dia de África, continente onde os agora ditos civilizados começaram a evoluir e passaram a bípedes. África, continente que tem sido esventrado pela ganância e desumanidade. Onde foram sistematicamente sequestrados povos que de tão livres que eram passaram à condição de escravos para serem explorados e enriquecerem os ditos civilizados. África, o continente que deu a força primordial para construir o Novo Mundo. Os EUA racistas e esclavagistas, o Brasil que ainda hoje, neste século, vai discutindo cotas em universidades para negros. O Brasil racista que nem sequer respeita os verdadeiros originários daquelas terras, daquelas selvas, os ameríndios e lhes destroi a dignidade, os habitats, a saúde, o seu modo de vida, e os trata como gente de quarta ou quinta classe. Mas foi Dia de África, fiquemos por aqui ao som de vozes imaginadas que nos tragam os ritmos criados pelos que ainda hoje habitam o berço da humanidade que não respeitam. Fiquemos com uma referência disso mesmo de Angola Press. (PG - AV)

Namíbia: Dia de África celebrado com presença de Angola

Angola Press

Windhoeck – Angola esteve presente, em Harare, na celebração do 49º aniversário da União Africana, num acto em que o ministro dos Negócios estrangeiros da Namíbia, Utoni Nujoma, considerou um dia importante na história de África.

De acordo com o ministro, momentos profundos marcaram e moldaram a história africana, no desenvolvimento económico, político e social ao longo dos anos.

Lembrou os fundadores da OUA que a 25 de Maio de 1963 se reuniram em Adis Abeba, Etiópia, para criarem uma organização continental que promovesse a unidade dos povos africanos na luta contra o apartheid e pela libertação total de África.

Desses lideres africanos destacou Kwame Nkrumah, Gamal Abdel Nasser, Selassie Haille, Azikwe Mgandi, Sekou Touré, Modibo Keita, kenneth Kaunda, Julius Mwalimu Nyerere, Agostinho Neto, Samora Machel , Amilcar Cabral, Nelson Mandela, Patrice Lumbumba, Olivver Tambo, Sam Nujoma e Seretse Khama. Utoni Nujoma manifestou o seu optimismo numa vitória total de África se a organização seguir os ideias dos seus fundadores e se inspirar neles para enfrentar o futuro com lealdade, vigor e dedicação.

Assistiram ao acto os embaixadores da República Democrática do Congo, Anastas Kaboba, do Zimbabwe, Chipo Zindoga, do Congo Brazzaville, Marie-Therese Duke, da Algéria, Lahcene Kaid-Slimane, do Egipto Hazem H.Ramadan.

Estiveram igualmente presentes os embaixadores do Botswana, Gobapang Duke, da Africa do Sul, Yvette Myakayaka, do Kenia, Peter Gitau, da Nigéria, Sunday G. Sampson, da Zâmbia, Wendy W. Sinkala, e os ministros conselheiros (encarregado de negócios) de Angola, Guido Castelbranco.

Entidades religiosas, tradicionais e outros convidados prestigiaram igualmente o acto.

Uma banda congolesa, danças típicas angolanas e namibianas animaram a festa, acompanhada de pratos típicos de cada país.

Uma partida de futebol realiza-se hoje no estádio nacional Sam Nujoma, em Catutura, bairro mais populoso da Namíbia, entre os diplomatas acreditados nesse país e os funcionários do parlamento e Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana