domingo, 6 de maio de 2012

Durão Barroso visita arquipélago em outubro para 5.º aniversário da Parceria Especial



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 06 mai (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, vai a Cabo Verde em outubro para celebrar os cinco anos de Parceria Especial com a União Europeia, noticia hoje a imprensa cabo-verdiana.

Segundo a edição 'online' do jornal A Semana, o convite foi feito pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, na visita que efetuou na semana passada a Bruxelas, onde se encontrou com José Manuel Durão Barroso.

O semanário cabo-verdiano lembra as palavras então proferidas por José Maria Neves, que enalteceu o "papel fundamental" de Durão Barroso na Parceria Especial, assinada pelas duas partes a 24 de outubro de 2007, e na aproximação de Cabo Verde à Europa.

"Desde Lisboa, quando foi primeiro-ministro [2002/04], e agora em Bruxelas [como presidente da Comissão Europeia desde 23 de novembro de 2004], Durão Barroso voltou a ser decisivo nas recentes negociações para o alargamento da Parceria UE/Cabo Verde", sublinhou então o chefe do executivo cabo-verdiano.

"Com o apoio de Durão Barroso, Cabo Verde conseguiu tornar mais palpável o acordo com a Europa, assente, nesta fase de arranque, em três pilares: a convergência normativa, que aproxima o nosso país da legislação e padrões de qualidade europeus, a segurança e estabilidade, com enfoque na segurança marítima, e a sociedade de informação, virada para as novas tecnologias de informação e o audiovisual", explicou.

Estas três vertentes da Parceria Especial vão arrancar em breve, devendo o Governo de Cabo Verde avançar já com os projetos, antes de os submeter à aprovação dos eurodeputados.

Sem comentários:

Mais lidas da semana