segunda-feira, 7 de maio de 2012

Grécia: ESQUERDA RADICAL REJEITA COLIGAÇÃO COM CONSERVADORES



i online - Lusa

O partido da esquerda radical Syriza, que obteve a segunda posição nas legislativas de domingo na Grécia, rejeitou hoje participar num governo com os conservadores e disse que vai tentar formar a sua própria coligação.

“Não pode existir um governo de salvação. As assinaturas do memorando [o plano de resgate assinado com os credores internacionais] não são a salvação mas antes a tragédia”, considerou o líder do partido, Alexis Tsipras, numa mensagem televisiva.

A Syriza conseguiu no domingo triplicar a votação em relação a 2009, garantindo 17 por cento dos votos e 52 deputados num parlamento com 300 lugares.

A terceira posição foi ocupada pelo Pasok (socialsitas), que registou um acentuado recuo eleitoral e obteve 13,2 por cento (41 deputados).

A esquerda radical grega ficou muito perto dos conservadores da Nova Democracia (ND), de Antonis Samaras, que garantiu 18,85 por cento dos votos e elegeu 108 deputados, graças ao bónus de 50 lugares reservado para o partido mais votado.

Tsipras disse que a Grécia será salva pela rejeição das “bárbaras” medidas, que incluem cortes nos salários e pensões, no âmbito de um plano de austeridade que tem sobretudo atingido “os mais fracos e os mais pobres”.

“Vamos esgotar todas as possibilidades para garantir um acordo para formar um governo, e privilegiar as forças da esquerda”, disse ainda.

O líder conservador foi esta manhã mandatado pelo Presidente Caroulos Papoulias para iniciar as conversações destinadas a formar governo, e até terça-feira deverá reunir-se com os cinco partidos que entraram no parlamento.

No entanto, o Samaras excluiu dos contactos interpartidários a extrema-direita do Amanhecer Dourado, que pela primeira vez garantiu representação parlamentar com 21 deputados (6,9 por cento dos sufrágios).

De acordo com a Constituição, o primeiro partido é mandatado pelo Presidente Caroulos Papoulias para formar uma coligação e terá três dias para as negociações. Em caso de falhanço, será o segundo partido a liderar as conversações por mais três dias e, em caso de impasse, a tarefa será concedida ao terceiro partido mais votado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana