domingo, 6 de maio de 2012

Grécia/Eleições: Papademos acredita em novo Governo já nesta semana




O primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, afirmou estar confiante na formação de um governo já nesta semana, após as eleições legislativas que decorrem hoje no país.

«Nós estamos todos de acordo que estas eleições são cruciais. Cada um é chamado a tomar uma decisão, não somente sobre quem vai governar, mas também sobre qual será o caminho do país nas próximas décadas», afirmou Papademos à saída do seu local de votação, numa escola em Atenas.

Questionado pelos jornalistas sobre as probabilidades dos políticos do país formarem um governo numa semana, respondeu: «Eu acredito que sim».

A amplitude dos votos que sancionarão os dois grandes partidos do país, socialista e conservador -- que se uniram para tentar salvar o país da atual situação económica através da ajuda do FMI e da União Europeia -, levanta temores na Grécia e na Europa sobre uma paralisia política que comprometeria o programa de ajustamento económico e a permanência do país no euro.

Se os conservadores não obterem uma maioria, já que vão à frente nas sondagens, os prognósticos das pesquisas de opinião avançam para um cenário de coligação entre socialistas e conservadores, mantendo a atual aliança do executivo dirigido por Papademos.

O atual primeiro-ministro, ex-chefe do Banco Central grego, foi designado para o cargo em novembro, face ao agravamento da crise da dívida grega, para negociar a continuidade da ajuda internacional ao país e o perdão de parte da dívida, tendo como contrapartida um maior rigor e mais reformas.

Cerca de dez milhões de eleitores são chamados hoje às urnas para participarem das eleições legislativas mais disputadas dos últimos 60 anos.

As mais de 5.000 assembleias de voto mantêm-se abertas até às 19:00 (17:00 em Lisboa).

Segundo o ministério do Interior, os primeiros resultados oficiais devem começar a ser divulgados a partir das 21:30 (19:30 em Lisboa).

Sem comentários:

Mais lidas da semana