terça-feira, 29 de maio de 2012

"Hoje Macau" angaria fundos para ajudar família de jovem a transladar corpo para Portugal



JCS/DM - Lusa

Macau, China, 29 mai (Lusa) - O jornal Hoje Macau, um dos diários em língua portuguesa do território, lançou uma campanha de angariação de fundos para a ajudar a família de uma jovem portuguesa, recentemente falecida, a transladar o corpo desta para Portugal.

Vanessa Valente, 25 anos, perdeu a vida sábado em Macau num acidente de viação, que provocou ainda um ferido grave, o condutor da viatura, que entrou em despiste num viaduto junto ao terminal marítimo do Porto Exterior, antes de embater num autocarro de turismo.

O jornal, com o qual Vanessa Valente colaborava, abriu uma conta bancária para receber donativos da população, com vista a ajudar a família da jovem portuguesa a custear o transporte do corpo para Portugal, estando a conta aberta até sexta-feira, 01 de junho.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Morais José, proprietário e diretor do jornal, explicou que até cerca das 15:00 em Macau (08:00 em Lisboa) tinham sido angariadas 1.801 patacas (180 euros) de um total de 130.000 patacas (13.000 euros) necessárias.

À iniciativa do Hoje Macau juntaram-se os outros dois "diários" locais - Ponto Final e Jornal Tribuna de Macau - bem como os canais portugueses de rádio e televisão que fizeram eco da ação de solidariedade.

A agência Lusa contactou com a Casa de Portugal em Macau, que se mostrou solidária com a iniciativa, assumindo desde logo a divulgação do caso.

"Vamos divulgar a iniciativa junto dos nossos associados e amigos e, depois, iremos analisar em que medida podemos ajudar através do Fundo de Solidariedade da Casa de Portugal", explicou Amélia António, presidente da Casa de Portugal.

Já o cônsul de Portugal, Manuel Cansado de Carvalho, disse estar a acompanhar o assunto no âmbito das suas funções, mas escusou-se a comentar qualquer iniciativa que possa ser feita pelo consulado para a transladação do corpo de Vanessa Valente para Portugal.

Sem comentários:

Mais lidas da semana