terça-feira, 15 de maio de 2012

Jean-Marc Ayrault, conhecedor dos alemães, é o novo primeiro-ministro francês



Clara Barata - Público

Jean-Marc Ayrault é o novo primeiro-ministro francês, acaba de anunciar o também recém-nomeado secretário-geral do Eliseu, Pierre-René Lemas. François Hollande, que tomou posse esta manhã como Presidente da República, vai já a caminho de Berlim, para se encontrar com a chanceler alemã Angela Merkel.

Ayrault, de 62 anos, líder parlamentar dos socialistas desde 1997 e presidente da câmara de Nantes desde 1989, era dado como o favorito para o cargo, pela sua proximidade em relação a Hollande. Saiu da câmara municipal de Paris, onde o novo Presidente foi recebido numa cerimónia presidida pelo autarca socialista Betrand Delanöe - um possível ministro da Justiça - sempre ao lado de Hollande.

Ex-professor de alemão, conhecedor da política alemã, Ayrault desempenhou já funções vitais nos contactos tanto com os socais-democratas alemães como no desbravar de caminho para chegar até à administração de Angela Merkel, que em princípio era hostil ao socialista.

O seu conhecimento da língua e cultura alemãs é apontado como um trunfo neste momento delicado em que Hollande aposta em renegociar o tratado europeu que pretende impor os limites para o endividamento na Constituição dos países do euro, para fazer entrar políticas que promovam o crescimento económico onde Merkel tem forçado a austeridade.

Agora que é primeiro-ministro, abandonará o cargo de presidente da câmara de Nantes - passará a ser apenas um conselheiro municipal. É prática comum a acumulação de cargos em França. Quase todos os ministros do governo de François Fillon, o seu antecessor, eram presidentes de municípios. Hollande prometeu acabar com essa acumulação - uma das suas medidas para a moralização da política.

Sem comentários:

Mais lidas da semana