DM - Lusa
Macau, China, 11 mai (Lusa) - A procuradora-geral da República de Timor-Leste, Ana Pessoa, defendeu hoje a necessidade de promover a cooperação bilateral com as instituições judiciárias de Macau, em declarações à Lusa no final de uma visita oficial ao território.
"Sentimos necessidade de estreitar relações com Macau, que é um território que tem traços comuns, uma história partilhada, e tem certamente aspirações como nós temos, enquanto comunidades falantes da língua portuguesa", disse Ana Pessoa à Agência Lusa, apontando que "não faz sentido que estando relativamente perto, Timor-Leste não tenha um contacto mais próximo, designadamente a nível institucional".
A área do legal ou do judiciário é um campo que "não tem sido tão explorado", avaliou a procuradora-geral, ao elencar as "excelentes relações" entre Timor-Leste e a China em setores tão distintos como o comércio, a saúde ou a agricultura.
"Não podemos esquecer que durante muitos anos, o mesmo Boletim Oficial publicava as leis para Macau e para Timor e, portanto, há raízes identitárias que é preciso repescar e valorizar, dar-lhe outra dimensão porque o mundo em que vivemos não é o mesmo daquele tempo, mas isso não inviabiliza", disse.
"Pelo contrário, deve servir para valorizar laços antigos de cultura que nos diferenciam aqui na região. Portanto, achei que era importante vir a Macau especificamente para isso", disse Ana Pessoa, que esteve no território pela última vez há dois anos para participar num encontro internacional da IAACA (International Association of Anti-Corruption Authorities).
Durante os encontros que manteve no território, com a delegação que chefiou, Ana Pessoa introduziu alguma legislação de que se orgulha, como o Código Penal ou a lei da violência doméstica, aos representantes das instituições judiciárias locais, nomeadamente ao seu homólogo, Ho Chio Meng, ao presidente do Tribunal de Última Instância, Sam Hou Fai, e ao presidente da Assembleia Legislativa, Lau Cheok Va.
Ana Pessoa esteve ainda reunida com o chefe do executivo de Macau, Chui Sai On, tendo visitado entidades como o Instituto de Ação Social para se inteirar da forma de proteção das vítimas.
Agora, a procuradora-geral espera receber a visita de Ho Chio Meng em Timor-Leste, algo que espera que se concretize ainda este ano.
Por seu turno, o Procurador da Região Administrativa Especial disse acreditar que a visita "irá promover a cooperação entre Macau e os países de língua portuguesa, contribuindo para intensificar contactos entre o Ministério Público de Timor-Leste e o de Macau e reforçar a relação de cooperação amigável entre as instituições judiciárias ".
Aviso aos leitores de Página Global
BOICOTE A NOTÍCIAS DE CAVACO SILVA NA VISITA A TIMOR-LESTE E "ARREDORES" – Página Global dá conhecimento aos leitores que em protesto contra a inexistência de uma publicação diária online em língua portuguesa sobre a realidade timorense vai boicotar a publicação de notícias referentes a Timor-Leste que envolvam a visita do PR de Portugal, Cavaco Silva, para as comemorações dos 10 anos da independência do país, assim como todas as outras notícias relativas a Cavaco nesta sua deslocação a países daquela parte do mundo. Consideramos inadmissível que 10 anos após a independência não exista um único órgão informativo em português sobre a atualidade timorense, apesar de a língua portuguesa ser considerada constitucionalmente língua oficial daquele país. (Redação PG)
- Ler mais em BOICOTE A NOTÍCIAS SOBRE CAVACO SILVA NA VISITA A TIMOR-LESTE E "ARREDORES", com comentários.
1 comentário:
Espero que utilizem a lei chinesa de uma bala na nuca para os Corruptos
Enviar um comentário