segunda-feira, 21 de maio de 2012

MAS TU RECORDA




As reações dos leitores sobre o artigo do Kakha Bendukidze mostraram mais uma vez a tremenda dificuldade dos ocidentais em entender a tragédia do comunismo soviético. Enquanto Salazar ou Mussolini hoje são apenas personagens históricas, Estaline é “um morto que continua agarrar os vivos pelas pernas”. Na Europa atual, o legado dos estadistas autoritários é promovido apenas por grupos insignificantes dos saudosistas minoritários. O legado do Estaline continua a receber nos manuais escolares europeus (!) a justificação ridícula do que o ditador “modernizou a URSS”, na Rússia a elite dominante tenta resgata-lo na qualidade do “gestor efetivo que derrotou o fascismo”.

O jornalista russo Sergei Glukhovski escreve sobre a reação da sociedade russa após a recente postagem do Pavel Durov sobre Estaline.

Durov tem razão. E Durov é um rapaz corajoso, pois sabia que o camarada Estaline entre nos é intocável, os filhos dos carrascos e escravos com a síndrome de Estocolmo o vão atropelar. Nesta discussão do Durov, se é possível comparar Estaline com Hitler, na discussão com o deputado Valuev e propagandista especial Mineav, estou indiscutivelmente ao lado do Durov.

E tu? E tu lembra

Quatro de manha. Toque da campainha. Abres – três pessoas na entrada. Bonés cor de carmesim. Vieram por si. Te agarram pelas mãos, te empurram para o quintal, colocam no camião com a inscrição “PÃO”, transportam, prometendo explicar tudo, e algumas horas mais tarde, esmagando o seu escroto com o tacão da bota e arrancando em inconsciência uma confissão qualquer, levem para o pátio húmido da cadeia e dão um tiro na barriga. Depois, tu ainda estas vivo, acabam consigo. Aos seus pais dizem que tu levaste 10 anos sem o direito à correspondência. E durante 10 anos eles acreditam que te vão ver.

Minaev, podes clicar “GOSTO”!

Tu não tens nada para comer. Não tens nada pois chegam as brigadas da recolha de alimentos e levam tudo, quem discute com eles, é levado por trás dos armazéns e é fuzilado com espingarda, na cabeça. Todos os grãos que tu querias semear, foram arrancados. E não tens nada para comer. E novamente chegam as brigadas. Para arrancar aquele último que por milagre conseguiste preservar. Sem o que tu vais morrer. Dos seus sete filhos, dois já morreram nas suas mãos e um, o mais pequeno, a sua esposa, ela própria, sufocou com a almofada, porquê já não tem leite, mas ele gania com a fome sem parar. Os vizinhos, dizem, alimentaram os filhos ainda vivos com o pequeno que deixou de sofrer. Aqueles perguntavam – da onde vem a carne, a mãe chorava abruptamente. E tu pensas: consegues assim ou não? E tu levas a espingarda de canos cerrados, que ficou desde a I G.M., os vizinhos – as forquilhas e conseguem expulsar os parasitas. Alguns meses mais tarde, vocês camponeses, são perseguidos pelo brilhante marechal Tukhachevsky com a cavalaria. Mas para não gastar a cavalaria em vão, Tukhachevsky decide vós envenenar com os gases. E se enchem, ficam negros os seus vizinhos. E tu também morres. E todos os teus filhos, que milagrosamente sobreviveram aquela fome.

Valuev, clica “GOSTO”!

Tu és herói. Deves ser um herói! Pois defendeste aquela igreja maldita durante 24 horas. Pois mataste aqueles quatro, e o quinto rastejou contraindo-se, deixando por trás de si uma faixa larga, vermelha-rubra, e caiu na sua própria trincheira. Mas tu não és um herói: não podias sair para lado algum daquela igreja, tentas a sair – irás encontrar NKVD. Tu tens a espingarda, eles a pistola automática. Te cortarão com a rajada e deixarão cuspir a sangue. Tu tens o teu serviço, eles o seu. Canalhas… Ivan, que ao seu lado estava durante dois últimos anos, da rua vizinha, levou uma bala na bochecha, todos os dentes em cacos, sangue sem parar. E depois os boches usaram o lança-minas, acertaram-vos, tiveste a contusão. Voltaste à si – foste poupado. És prisioneiro. Mas camarada Estaline disse: nos não temos os prisioneiros. E foste para o campo de concentração. Foi formada a companhia, metade logo morreu de fome, todos os oficiais imediatamente foram fuzilados, os que disseram a verdade e os que tentaram a mentir. Os comunistas foram abatidos às coronhadas. Mas tu sobreviveste. E fugiste. Passaste a linha da frente, aos seus! Querias continuar a lutar. Contra canalhas… Mas NKVD te pegou… É o seu serviço. Queriam saber: aliciavam te os alemães ou não. E pelo sim, pelo não, recebeste 15 anos na república de Komi. No campo de concentração. Saíste sem dentes, sem fígado, sem estômago. Sem alma. E depois, quanto te resta – uns dez anos, talvez vais sonhar em provar que tu não eras culpado. Mas eles nem achavam que eras culpado. Eles agiram apenas pela precaução.

Minaev e Valuev, cliquem “GOSTO”!

Vocês fecharam as vossas contas no VK, pois Iossif V. Estaline não é um ditador, não é um monstro, não é destruidor dos milhões de vidas, não é um estadista mais sangrento e aterrorizante do século XX. É porquê o camarada Estaline salvou o nosso país.

Aqui, no Facebook vocês podem colocar “GOSTO” ao Estaline. Lambam a múmia!

Não foi ele que ganhou a Guerra Patriótica. O povo ganhou. Mas ele tratava o povo, o seu próprio povo, como os pregos, como o cimento, como os barrotes, como a merd@.

Maldito ele seja.


Compilado de UCRÂNIA EM ÁFRICA

Sem comentários:

Mais lidas da semana