quarta-feira, 23 de maio de 2012

MNE timorense inicia domingo visita à China, viagem aos Estados Unidos adiada



MSE - Lusa

Díli, 23 mai (Lusa) - O chefe da diplomacia de Timor-Leste, Zacarias da Costa, inicia no domingo uma visita oficial à China para assinalar o 10.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas e fortalecer a cooperação entre os dois países.

"O objetivo da visita é para celebrar o 10.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas e fortalecer a cooperação existente entre os dois países", disse à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros timorenses.

Segundo a mesma fonte, na China, o ministro terá encontros com o seu homólogo chinês, Yang Jiechi, e outros membros do governo e fará uma visita de cortesia ao Presidente, Hu Jintao.

A fonte esclareceu também que a visita aos Estados Unidos foi adiada devido a impossibilidade de agenda da secretária de Estado, Hillary Clinton.

Em declarações à Lusa, no início de maio, o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense afirmou que a China é um "parceiro incontornável" de Timor-Leste.

"A China tem um crescimento económico muito forte e hoje qualquer país da nossa região não poderá evitar uma relação, quer em termos económicos, quer em termos de segurança, com a República Popular da China", afirmou.

As autoridades timorenses e chinesas estabeleceram relações diplomáticas após a restauração da independência de Timor-Leste, a 20 de maio de 2002.

Como parceiro da cooperação, a China tem construído em Timor-Leste uma série de infraestruturas essenciais ao Estado.

Os edifícios do Palácio Presidencial, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e o novo edifício que alberga o Ministério da Defesa e o Estado-Maior General das Forças Armadas são alguns dos exemplos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana