domingo, 6 de maio de 2012

Moscovo: MAIS DE 400 DETIDOS EM PROTESTO CONTRA PUTIN



RTP - Lusa

A polícia de Moscovo deteve hoje mais de 400 pessoas depois de confrontos com manifestantes durante uma marcha contra a política de Vladimir Putin, que na segunda-feira toma posse como Presidente da Rússia.

"De acordo com informações preliminares, foram detidas mais de 400 pessoas", disse um responsável da polícia de Moscovo à agência de notícias russa ITAR-TASS.

Entre os detidos estão três dos principais líderes do movimento de protesto contra Vladimir Putin: o ativista na luta contra a corrupção Alexei Navalny, o antigo ministro do Governo do Presidente Boris Ieltsin e atual dirigente do movimento liberal Solidariedade Boris Nemtsov e o líder da Frente de Esquerda, Sergei Udaltsov.

Durante os confrontos registados hoje, de acordo com um responsável do Governo russo, ficaram feridos 20 polícias, três dos quais necessitaram de tratamento hospitalar.

A marcha juntou cerca de 20 mil manifestantes na capital russa, segundo a agência espanhola EFE.

O protesto fica, ainda assim, com uma adesão bastante abaixo dos realizados no inverno, quando outras manifestações contaram com 100 mil pessoas.

Uma onda significativa de demonstrações de oposição a Putin entusiasmou então os oponentes políticos do homem forte da Rússia.

Apesar disso, Putin venceu as eleições presidenciais com facilidade e vai regressar novamente ao Kremlin, a partir desta segunda-feira, para um terceiro mandato como presidente. Putin já esteve neste mesmo cargo entre 2000 e 2008.

Alguns dos organizadores do protesto, intitulado pelos líderes da oposição de `Marcha dos Milhões`, reconhecem que a eleição de Putin pode ter sido um golpe para o moral desses manifestantes.

Os manifestantes também se têm mostrado desiludidos com a falta de uma oposição clara e com programa contra Putin.

Sem comentários:

Mais lidas da semana