segunda-feira, 14 de maio de 2012

Passos volta a negar que Governo tenha pedido ou recebido plano de Silva Carvalho




Jornal de Negócios – Lusa, com foto

Primeiro-ministro volta a assegurar que nunca foi solicitado nem recebido qualquer plano para que as secretas fossem reestruturadas.

O primeiro-ministro voltou hoje a negar que o Governo tenha solicitado ou recebido qualquer plano de reestruturação dos serviços de informações do antigo director do SIED, Jorge Silva Carvalho, em resposta a uma pergunta do Bloco de Esquerda.

"O Governo reitera os termos da resposta dada a 9 de Fevereiro, através da qual se esclareceu que não recebeu nem solicitou qualquer plano de reestruturação do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) elaborado pelo ex-director do SIED Jorge Silva Carvalho", refere a resposta de Passos Coelho enviada ao grupo parlamentar do Bloco.

Foi a 9 de Fevereiro que a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, afirmou que não havia obrigação de Passos Coelho ser ouvido no Parlamento devido ao caso das secretas.

PCP e BE querem saber relações de Relvas com Silva Carvalho

A situação das "secretas" levou, nos últimos dias, a questões feitas pelo PCP e pelo Bloco ao líder do Executivo português, perguntas que já obtiveram respostas, de acordo com a agência Lusa.

Na passada quinta-feira, o PCP apresentou um conjunto de 12 perguntas ao primeiro-ministro sobre os Serviços de Informações da República Portuguesa, entre as quais questionava Passos Coelho se mantinha a confiança política no ministro Miguel Relvas, "sendo conhecidas as relações políticas estabelecidas" entre este enquanto dirigente do PSD e o antigo diretor do SIED Jorge Silva Carvalho.

O “Público” noticiou nesse dia que o ex-director do Sistema de Informações Estratégicas e de Defesa (SIED) Jorge Silva Carvalho, "algum tempo depois das eleições legislativas de 2011", quando era já quadro da empresa Ongoing, "enviou, por correio electrónico, ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, um relatório detalhado com um plano para reformar os serviços de informação", propondo para directores do SIS (Serviço de Informações de Segurança) e do SIED "funcionários da sua confiança e apontando ainda os nomes daqueles que não deveriam assumir cargos dirigentes".

De acordo com o “Público”, nesse plano Silva Carvalho propunha para directores do Serviço de Informações de Segurança (SIS) e do SIED "funcionários da sua confiança" e também apontava "os nomes daqueles que não deveriam assumir cargos dirigentes".

"Confirma que Jorge Silva Carvalho colaborou na elaboração do programa eleitoral do PSD na área dos serviços de informações e que foi convidado pelo PSD para assumir o cargo de secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP)?", interrogou ainda o PCP.

No documento entregue aos serviços da Assembleia da República, os comunistas questionam ainda o primeiro-ministro sobre se mantém a confiança política no secretário-geral do SIRP e nos directores do SIED e do SIS e se pondera mudanças ao actual modelo do SIRP e à sua fiscalização.

No mesmo dia, o Bloco de Esquerda, que requereu a audição parlamentar do ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, sobre o caso das 'secretas' - marcada para terça-feira - pediu ao primeiro-ministro uma justificação para "as recentes exonerações [nos serviços de informações], quando todos os dados recolhidos indiciavam a necessidade de o Governo ter actuado em tempo na defesa da legalidade democrática".

Relvas e Passos já falaram "várias vezes" sobre secretas

Passos já falou "várias vezes" com Relvas sobre o caso das secretas, indicou o primeiro-ministro português na semana passada.

Entretanto, o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares pediu para ser ouvido na audição requerida pelo BE, com urgência, sendo que o evento deverá ocorrer amanhã.

Sem comentários:

Mais lidas da semana