sábado, 12 de maio de 2012

PEQUIM DESMENTE AMEAÇA DE GUERRA CONTRA FILIPINAS



FV(JCS.) - Lusa

Pequim, 12 mai (Lusa) - O ministério chinês da Defesa desmentiu na sexta-feira as intenções que lhe eram atribuídas de se preparar para entrar em guerra contra as Filipinas para fazer valer os seus direitos sobre um atol no Mar do Sul da China.

O desmentido foi feito apesar de alguns artigos na imprensa oficial indicarem que a China estava pronta para o combate para meter fim ao impasse político entre os dois países.

"Os artigos que indicam que a região militar de Guangzhou (sul), a frota do mar da China Meridional e outras unidades estão mobilizadas para preparar a guerra são falsos", a indicou o ministério num breve comunicado colocado no sua página de internet.

O conflito territorial tem por base o atol de Scarborough, ilha de pequenas dimensões situada a cerca de 230 quilómetros a oeste da principal ilha filipina, Lução.

Os dois países estão envolvidos num conflito diplomático devido às reivindicações de soberania do atol de Scarborough, reclamado por Pequim e Manila.

A 10 de abril, duas embarcações chinesas enfrentaram um navio militar filipino para impedir a detenção de pescadores chineses que Manila acusa de estarem a trabalhar ilegalmente nas águas de Scarborough.

Enquanto Pequim denominou as ilhas como Huangyan, Manila diz tratarem-se das ilhas Panatag.

O atol está localizado no Mar do Sul da China numa zona potencialmente rica em recursos naturais, como petróleo e gás natural, faz parte de uma vasta zona que Pequim disputa com vários países como o Vietname, Japão, Malásia ou Brunei.

Além do alerta oficial e de acordo com a agência oficial chinesa, as maiores agências de viagens da China suspenderam a organização de deslocações às Filipinas devido à crescente tensão entre os dois países.

Sem comentários:

Mais lidas da semana