segunda-feira, 21 de maio de 2012

Portugal e Timor-Leste assinam acordos para cooperar na formação…



… de diplomatas e na área das fronteiras

MSE - Lusa

Díli, 20 mai (Lusa) - Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, e de Timor-Leste, Zacarias da Costa, assinaram hoje dois acordos de cooperação relativos a apoio técnico para a área das fronteiras marítimas e formação diplomática.

A assinatura dos acordos ocorreu no Palácio Presidencial de Timor-Leste, em Díli, e foi anunciada pelo Presidente timorense, Taur Matan Ruak, depois de um encontro com o chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva.

Aníbal Cavaco Silva, que chegou sábado a Timor-Leste para participar nas celebrações do 10º aniversário da restauração da independência e na cerimónia de tomada de posse do novo Presidente do país, iniciou hoje uma visita de Estado à ilha.

O encontro permitiu que os "ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e de Timor-Leste assinassem dois acordos importantes. Um relacionado com apoio técnico para a área das fronteiras marítimas e outro relativo à formação de diplomatas timorenses", afirmou o Presidente timorense.

Taur Matan Ruak, que tomou posse como chefe de Estado às primeiras horas de hoje, falava durante uma declaração conjunta à imprensa, no final do encontro.

"O nosso desejo é continuar a reforçar a nossa cooperação, aprofundá-la e expandi-la para as áreas de maior importância e de interesse de ambos os países para o bem do povo português e do povo de Timor-Leste", afirmou o Presidente timorense.

Em declarações à agência Lusa no final da declaração conjunta, o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Zacarias da Costa, disse que Portugal sempre apoiou a formação diplomática de timorenses.

"O protocolo visa a colaboração na área de troca de informação" e a "possibilidade de formação em Portugal e aqui (Timor-Leste)", afirmou o chefe da diplomacia timorense.

Sobre o protocolo de apoio técnico para a área das fronteiras marítimas, Zacarias da Costa disse que visa troca de informação para delimitação e marcação da fronteira marítima com a Indonésia.

"Formámos uma equipa para olhar bem para as áreas marítimas e precisamos, obviamente, do apoio de Portugal", disse.

Desde 2002 que há um técnico português a trabalhar no Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre a questão das fronteiras terrestre e marítima de Timor-Leste.

Aviso aos leitores de Página Global

BOICOTE A NOTÍCIAS DE CAVACO SILVA NA VISITA A TIMOR-LESTE E "ARREDORES" – Página Global dá conhecimento aos leitores que em protesto contra a inexistência de uma publicação diária online em língua portuguesa sobre a realidade timorense vai boicotar a publicação de notícias referentes a Timor-Leste que envolvam a visita do PR de Portugal, Cavaco Silva, para as comemorações dos 10 anos da independência do país, assim como todas as outras notícias relativas a Cavaco nesta sua deslocação a países daquela parte do mundo. Consideramos inadmissível que 10 anos após a independência não exista um único órgão informativo em português sobre a atualidade timorense, apesar de a língua portuguesa ser considerada constitucionalmente língua oficial daquele país. (Redação PG)


Sem comentários:

Mais lidas da semana