domingo, 13 de maio de 2012

Povo grego não pode mais ser chantageado, diz líder da esquerda ao rejeitar coalizão




William Maia – Opera Mundi, foto efe

Partidos já se preparam para novas eleições, que devem ser marcadas para junho

"Os partidos da coalizão governaram a Grécia nos últimos dois anos e ainda continuam chantageando o povo, mas os gregos não podem ser chantageados", afirmou neste domingo (13/05) Alexis Tsipras, o líder da frente de esquerda Syriza, principal vencedora das eleições realizadas na semana passada, ao rejeitar a proposta de formação de um governo de união nacional com as forças políticas tradicionais do país.

Tsipras descarta a possibilidade de se aliar ao social-democrata Pasok e ao conservador Nova Democracia, legendas que apoiam as medidas de austeridade fiscal impostas pela chamada Troika (União Europeia, Banco Central Europeu e FMI) para reduzir o déficit público do país.

O líder esquerdista disse em entrevista coletiva que não será cúmplice do "crime" destes partidos, que se comprometeram em cortar gastos do governo, demitir funcionários públicos, reduzir salários e aposentadorias e flexibilizar direitos trabalhistas, dentre outras medidas que tem aumentado a pobreza e o desemprego no país.

A Syriza surpreendeu ao ser a segunda mais votada no pleito, com apenas 2% de desvantagem para a tradicional ND, tornando-se peça fundamental para a composição do gabinete grego.

Por sua parte, o líder conservador Antonis Samaras insistiu que a culpa de não poder formar um Governo é da Syriza. "Fiz todos os esforços para criar um Governo de unidade. A Syriza não está de acordo em dar seu apoio", afirmou Samaras aos jornalistas, pouco depois da reunião entre o presidente Carolos Papoulias e os líderes dos três partidos mais votados nas eleições de domingo.

Até o momento, a Nova Democracia, o Pasok e o partido de centro-esquerda Dimar chegaram a um início de acordo para formar um Gabinete que mantenha o país na Eurozona e renegocie os compromissos de austeridade com a União Europeia.

Papoulias continuará neste domingo a rodada de contatos em reuniões individuais com os dirigentes dos outros quatro partidos parlamentares: o direitista Gregos Independentes, o Partido Comunista, o neonazista Amanhecer Dourado e a centro-esquerda Dimar.

Segundo o canal "Mega", às 19h30 (13h30 em Brasília) o chefe do Estado se reunirá com Panos Kammenos, líder dos Gregos Independentes.

Leia mais

Sem comentários:

Mais lidas da semana