domingo, 13 de maio de 2012

RAPIDINHAS DO MARTINHO – 78


Clicar para ampliar
Martinho Júnior, Luanda

O FIM DUM DINOSSAURO

Todos os anos a Assembleia Geral da ONU se reúne para condenar massivamente o bloqueio contra Cuba, uma política típica da hegemonia unipolar imposta por via dos Estados Unidos, uma política com mais de 50 anos de existência.

O bloqueio é não só um “dinossauro” típico das geo estratégias do período da Guerra Fria, mas também um resíduo que vingou com a hegemonia unipolar erigido pela aristocracia financeira mundial, no quadro de suas políticas capitalistas neo liberais mais conservadoras, saudosistas das mais cruéis ditaduras da América Latina do século passado.

Com as novas gerações e com o crescimento relativo das comunidades de origem latino americana nos Estados Unidos, o bloqueio começa a dar os primeiros sinais de brecha em vários dos estados norte americanos, mas também na Florida, onde se encontra concentrada a migração cubana que se tem manifestado fanaticamente contra a Revolução do seu país de origem e das suas tão significativas conquistas.

A Odebrecht, empresa brasileira multinacional presente em muitos países da América Latina, da Europa e de África, está a ser protagonista de um dos últimos episódios de tensão: de um lado a hegemonia unipolar, com seus mais conservadores “lobbies”, que começam a dar sinais de fragilização e contradição nos próprios Estados Unidos, do outro a emergência interdependente e multipolar arreigada aos BRICS, neste caso com o Brasil à cabeça.

A Odebrecht é neste caso duplamente desafiadora por que em primeiro lugar possui negócios na Florida e em Cuba, em segundo lugar, a obra do porto de Mariel, a oeste de Havana, permitirá o surgimento dum entreposto oceânico que será utilizado principalmente pelos emergentes, com a China e o Brasil num plano dinamizador, contribuindo para impulsionar o comércio dos interdependentes que se propõem ao multipolarismo.

Em Mariel, as mercadorias provenientes da Ásia serão recebidas dos grandes cargueiros trans-Pacífico, para depois, via cabotagem, seguir para os portos da costa Atlântica da América, Europa e África!

Poucos poderão avaliar qual será o desfecho da presente batalha que se reflectirá no bloqueio a Cuba, mas uma coisa é certa: o “dinossauro” dá sinais de estar em vias de extinção!

De facto, conforme a Presidente Dilma: “não há diálogo entre desiguais” e a Florida, por si, ou acompanha a mudança dos paradigmas globais, ou fragilizará suas potencialidades por manifesta auto-exclusão em relação ao futuro!

Ler:

- Promulgação no estado americano da Florida de uma lei que proíbe as instituições públicas para celebrar contratos com as empresas que fazem negócios em Cuba – http://tudoparaminhacuba.hazblog.com/Primeiro-blog-b1/Promulgacao-no-estado-americano-da-Florida-de-uma-lei-que-proibe-as-instituicoes-publicas-para-celebrar-contratos-com-as-empresas-que-fazem-negocios-em-Cuba-b1-p18.htm

2 comentários:

Anónimo disse...

Gracias por apoyar el fin del injusto bloqueo contra nuestra isla. Saludos de un hermano cubano

Anónimo disse...

Em Cuba Colóquio Internacional sobre África http://tudoparaminhacuba.hazblog.com/Primeiro-blog-b1/Em-Cuba-Coloquio-Internacional-sobre-Africa-b1-p55.htm

Cuba: criar drogas únicas, uma receita contra o bloqueio.
http://tudoparaminhacuba.hazblog.com/Primeiro-blog-b1/Cuba-criar-drogas-unicas-uma-receita-contra-o-bloqueio-b1-p51.htm

FIM DUM DINOSSAURO
O Link permanente para o artigo completo
http://tudoparaminhacuba.hazblog.com/Primeiro-blog-b1/O-FIM-DUM-DINOSSAURO-b1-p50.htm

Mais lidas da semana