segunda-feira, 14 de maio de 2012

SEGUNDA SEMANA, O MESMO OBJETIVO: DAR UM GOVERNO À GRÉCIA




Ana Luísa Marques - Diogo Cavaleiro – Jornal de Negócios, com foto

Karolos Papoulias reúne-se hoje, novamente, com os líderes dos principais partidos. É o último esforço para criar um governo de coligação na Grécia. Se falhar o mais provável é que sejam agendadas novas eleições para meados de Junho.

17h39 A reunião entre o presidente da república, Karolos Papoulias (na foto), e os líderes do Pasok, Nova Democracia e Esquerda Democrática já teve início.

À entrada para o encontro, Antonis Samaras afirmou que o objectivo "é explorar todas as possibilidades" para formar um governo de coligação na Grécia.

16h42 À entrada para a reunião do Eurogrupo, que decorre esta tarde em Bruxelas, vários ministros das Finanças comentaram a situação na Grécia:

Luis de Guindos (Espanha): "A instabilidade política [na Grécia] está a impedir que o país cumpra os seus compromissos e isso está a ter impacto nos restantes mercados".

Wolfgang Schäuble (Alemanha): "Não há um caminho fácil para a Grécia".

16h40 Alexis Tsipras concedeu esta tarde uma entrevista ao Athens News onde defendeu que a Europa deve analisar a sua política de austeridade.

O líder da Coligação de Esquerda Radical defende a permanência da Grécia na Zona Euro mas "sem a política de austeridade catastrófica".

13h35 Uma nova sondagem volta a indicar que a Coligação da Esquerda Radical, o Syriza, seria a força política mais votada em próximas eleições.

O conservador Nova Democracia desceria para segundo lugar, enquanto o socialista Pasok continuaria a ser a terceira força política mais votada, embora conquistando os votos de menos eleitores.

O mesmo estudo assinala que 80% dos gregos quer manter-se no euro.

13h31 A Grécia deve deixar o euro. Quem o diz é a equipa do "Der Spiegel", num artigo publicado esta semana em que diz que a Acrópole de Atenas deve dizer adeus ao euro.

O plano de resgate falhou - é "tempo de admitir a derrotada" - e, segundo a publicação germânica, não se deve adiar por mais tempo a saída da Grécia da Zona Euro.

12h53 O primeiro-ministro ainda em exercício, Lucas Papademos, enviou um alerta ao presidente da República da Grécia, no qual sinalizou que o pagamento de salários e de reformas pode estar em risco já no próximo mês. Menos mil milhões de euros e a falta de um Governo em Atenas que negocei com a troika podem colocar a Grécia à beira da bancarrota.

12h39 A Comissão Europeia garantiu hoje que não mudou de posição quanto ao desejo de que a Grécia permaneça na zona euro, apesar de Durão Barroso ter defendido que quem não respeita as regras de um "clube" deve sair.

Hoje, durante a conferência de imprensa diária da Comissão Europeia, em Bruxelas, e perante insistentes questões sobre estas declarações, uma porta-voz do executivo comunitário, Pia Ahrenkilde Hansen, citou a frase de Durão Barroso e garantiu que a mesma não representa "qualquer mudança de posição da Comissão".

"Se um membro de um clube - e não quero falar de nenhum país em particular - não respeitar as regras, é melhor que deixe o clube, e isto é válido para qualquer organização, instituição ou projeto", disse Durão Barroso, citado hoje pela porta-voz.

12h37 Novo dia. Novas negociações. O presidente da república, Karolos Papoulias, volta hoje a reunir-se com os líderes da Nova Democracia, Pasok, Esquerda Democrática e Syriza. No entanto, Alexis Tsipras já afirmou que não estará presente no encontro, de acordo com o Athens News.

O encontro está agendado para as 19h30 (hora local, 17h30 em Lisboa).

Veja aqui, aqui e aqui tudo o que foi escrito no Negócios desde as eleições na Grécia, a 6 de Maio.

Sem comentários:

Mais lidas da semana