quinta-feira, 17 de maio de 2012

Timor-Leste: A DIMENSÃO DA DESILUSÃO DO REGIME DOS XANANISTAS




Não foi há tantos anos quanto isso que só muito esporadicamente tínhamos notícias em português sobre a resistência movida pelos timorenses à ocupação indonésia. A escassez de notícias prolongou-se por quase um quarto de século, o tempo de tantos anos de ocupação destruidora, assassina.

Em 20 de Maio completam-se dez anos da restauração da independência de Timor-Leste. Apesar disso a escassez das notícias sobre o quotidiano timorense mantém-se. O que cresceu sob a forma de gigante que aterroriza foi a desilusão relativa a várias figuras com reconhecimentos e responsabilidades históricas e na atualidade, salientando-se de todos eles Xanana Gusmão, que se veio a revelar o maior trapaceiro e traidor dos ideais que propalava e por que dizia combater o invasor indonésio. Por arrasto, e porque se fez rodear de muitos mais trapaceiros, gente desonesta, a desilusão é enorme. O regime dos xananistas traiu, está a trair e prevê-se que continue a trair e a roubar os timorenses.

A dimensão da desilusão pode ser constatada na prosa que se segue, roubada do Timor Hau Nian Doben, pelas palavras indignadas, revoltadas e sofridas de uma timorense que não abdica de resistir à corja de ladrões que se apossaram de Timor-Leste, iludindo e ludibriando o povo de uma pátria traída que tarda em se libertar do jugo de um traidor chamado Xanana Gusmão, coadjuvado por outros seus auxiliares, venerado por outros dirigentes internacionais seus iguais na dose da ganância e da desonestidade, incluindo alguns do Portugal da Saudade Colonialista-Salazarista – como é o caso de Cavaco Silva. (Redação PG – AV)


BLOGUE FECHADO
DURANTE AS COMEMORAÇÕES DO 10º ANIVERSÁRIO DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

Zizi Pedruco – Timor Hau Nian Doben, com foto

Comemorar dez anos da Restauração da Independência de Timor Leste parece um verdadeiro sonho. Pouco me lembro dos festejos de 2002, há dez anos atrás a minha filha estava muito doente, escasso era o tempo que tinha para outras coisas, passava os dias nos corredores dos hospitais intercalados com visitas a terapeutas, o meu único sonho daquela altura era conseguir que a minha filha que então tinha quatro anos, pudesse um dia, falar e viver uma vida normal. Trabalhei arduamente com ela durante anos para a ajudar, Deus concedeu-me a realização deste sonho, o de ver a minha filha recuperada.

Outro sonho que tenho, esse é já bem mais antigo, remonta aos meus tempos de criança e dos anos que vivi em Timor Leste, é de ver o meu povo livre e ter uma vida digna que ele tanto merece. Este sonho continua por se realizar. Embora fosse pequena, os meus olhos foram testemunhas de muitas injustiças, maus-tratos e desigualdades a que o meu povo estava sujeito antes de 1975. Um dos episódios que assisti naquela altura, ainda hoje, quando penso no que aconteceu, me traz lágrimas aos olhos. A pergunta que fiz naquela altura a mim mesmo - como é que alguém tem a ousadia de tratar outra pessoa daquela forma? - continua sem resposta.

Quase quatro décadas passadas, os meus horrores de criança, ou seja, os episódios que assisti a maltratarem e a espezinharem os timorenses, continuam paulatinamente a acontecer neste país. O povo timorense continua a ser um estranho na sua própria terra, sofrendo as mais formas vis de crueldades, entre elas a fome, doenças e a privação daquilo a que tem direito, a favor de uma " elite" CRIMINOSA, que se instalou em Timor e se apossou da riqueza do país, usando e abusando impunemente o que é pertença dos timorenses, em benefício próprio. CÃES CRIMINOSOS!

Escandaloso? Eu diria criminoso, que meia dúzia de cães e cadelas da qual alguns lhes chamam de "elite" (vejam bem o que o dicionário define de elite, e garanto-vos que estes caninos selvagens não se enquadram de forma alguma na definição) sejam os únicos proprietários dos bens de Timor. Muitos deles que arrogam governar esta terra, nem serviriam para limparem o chão em países civilizados. Coitados...São ignorantes, alguns nem falar sabem e com certeza escrevem porque têm assessores pagos a preço de ouro...Eu tenho vergonha, muita vergonha, quando os oiço ou os leio...São estes trastes nojentos e iletrados os donos do meu país! Mas é Timor Leste, qualquer merda ignorante e analfabeto pode chegar a ministro num governo que seja liderado pelo Banana Gusmão, basta que seja incompetente e se for desonesto, as possibilidades de obter o cargo aumentam drasticamente, vejam bem o exemplo da ministra da Justiça, Lúcia Lobato, e de mais uns quantos que ocupam pastas chave no executivo de Xanana. UM BANDO DE LADRÕES!

Pelo profundo respeito e admiração que eu nutro pelo meu povo e em solidariedade para com o seu sofrimento cruel e desumano injetado sem dó nem piedade por esta corja de bandidos que (des) governa Timor Leste, este blogue suspende as suas publicações durante os festejos de comemoração do 10º aniversário da Restauração da Independência. Afinal, vão comemorar o quê? Os assaltos aos cofres do Estado, corrupção, conluio e nepotismo ou a fome e a miséria do povo? Quem vai comemorar?

Um Estado é composto por povo, território e poder político, certo? Tem de estar certo porque quem me ensinou esta noção foi um Professor português de renome, e não um daqueles ignorantes que proliferam em Timor... Analisemos então Timor Leste: tem poder político? NÃO! Tem povo? Sim, mas é só para enfeitar! Portanto, na verdade, só temos ainda o território, um povo ignorado e maltratado, porque para este governo, ele apenas serve para efeitos de decoração. Por este motivo, seria melhor não andarmos a gastar balúrdios de dinheiro dos cofres do Estado, para festejarmos aquilo que na realidade não existe, uma nação verdadeiramente independente!

É que meia dúzia de cães e cadelas com uma taça de champanhe na mão, vestidos a rigor e a comerem iguarias com o dinheiro do povo no dia da Restauração da Independência, não pode de maneira nenhuma representar o Estado soberano que foi sonhado pela maioria dos timorenses. Não muito longe dos festejos destes sacanas criminosos, estão famílias timorenses a passarem fome, não têm um prato de arroz para comerem, nem água potável para as suas necessidades básicas diárias! Inadmissível, suas bestas criminosas, inadmissível!

Ao meu povo gostaria de dizer que em silêncio estou convosco, a pensar diariamente no vosso sofrimento e rezo para que Deus vos proteja todos os dias da vossa vida. Um sentido muito obrigada, pela vossa extrema coragem, tenacidade e contributo para que Timor Leste seja hoje uma nação independente. VIVA O POVO MAUBERE!

Para os cães e as cadelas oportunistas, a tal chamada elite timorense (deixem-me rir) que vão festejar à grande e à francesa a Restauração da Independência, eu desejo sinceramente que apanhem umas valentes congestões, que vomitem tanto, que, com um bocadinho de sorte, sejam sufocados pelo vosso próprio vómito. Se nada do que espero acontecer, olhem, vão à MERDA ou para a PQP, que é o lugar apropriado para as sanguessugas criminosas da vossa espécie!

Cedo ou tarde a justiça será feita, porque a justiça tarda mas não falha! Gozem enquanto puderem, seus cães e cadelas criminosas, porque os vossos dias de festa estão a acabar! ACORDA, POVO MAUBERE, ACORDA!

VIVA...VIVA...VIVAAAAAA O GRANDE E GLORIOSO POVO MAUBERE!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

A diferença entre jornalistas a sério e jornalistas de caca está na facilidade com que estes deixam de escrever um artigo ou cobrir um acontecimento que não servem os seus interesses. Assim é o blog da Zizi e o do antónio veríssimo. Radicais de merda. Viva o povo maubere.
maubere oan feto

Anónimo disse...

em vez de jornalistas faz favor de lerem bloguistas

Página Global disse...

Pois. O ladrão do Gajo das Abóboras também diz isso de VIVA O POVO MAUDERE! E mais isto e aquilo... e até chora. Grande ator. Grande merdas que nos desiludiu. Afinal o que devia gritar era VIVA O SAQUE! QUE SE LIXE A FOME DO POVO MAUBERE! E devia rir, porque o prazer da traição deve ter uma graça do caraças.

Ah! E aqui ninguém se intitula jornalista. Seria impossivel com tal grau de desilusão, de indigmação, de revolta perante a palhaçada que vimos no atual jornalismo com donos e suas respetivas vozes.

Percebo que afinal o jeitoso(a) que nos dá o prazer de vir aqui comentar (bem-vindo) também gosta de dizer e escrever MERDA. Sabe bem, não sabe? Quando estamos danados alivia. Yes!

Ao contrário dos tais que defendem a podridão e roubo em TL só nos expressamos mais ativa e ordináriamente por palavras. Não andamos a atentar contra a vida dos adversários políticos, nem depois somos palhaços que alegamos que nos surpreenderam com atentados em Balibar. É, né?

Isto é só um blogue. As verdades e os estados de espírito podem muito bem ter aqui lugar em casos como o da MERDA que os traidores e ladrões estão a causar em Timor-Leste. Né?

Venham sempre que gostamos.

Ah! E o PG não é meu. Só participo no coletiovo, nada mais. Já lá vai o tempo em que dedicava muitas horas a esta coisa. Fiquei farto, nem a saúde me permite tal.

Smile friends!

AV

Anónimo disse...

Já agora...A angariação de fundos para a campanha do CNRT é tudo uma grande mentira, Xanana prepara-se mais uma vez para roubar o dinheiro do estado e está a usar como capa esta fantochada da angariação de fundos,e, diz que lhe doaram perto de dois milhões de dólares. Mentira! Este e talvez mais é o montante que ele vai roubar do Estado para fins da sua campanha eleitoral.
MTRM para ele!

Anónimo disse...

Grande Zizi! Grande katuas Verissimo! Timor Leste vencerá!

Obrigadu barak mauns

Mais lidas da semana