domingo, 20 de maio de 2012

Timor-Leste: PR Susilo Bambang Yudhoyono visita Cemitério de Santa Cruz



MSE - Lusa

Díli, 19 mai (Lusa) - O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, que se encontra em Díli, Timor-Leste, para uma curta visita oficial de 24 horas visitou hoje o Cemitério de Santa Cruz.

Susilo Bambang Yudhoyono é o primeiro Presidente indonésio a visitar o Cemitério de Santa Cruz desde a restauração da independência do país a 20 de maio de 2002.

Em 2000, no âmbito de uma visita oficial ao país depois do referendo que determinou o fim da ocupação indonésia, em 1999, o antigo Presidente indonésio Wahid visitou o cemitério de Santa Cruz e pediu desculpa aos timorenses "pelo que aconteceu no passado".

"Às vítimas e às famílias de Santa Cruz e àqueles amigos que estão sepultados no cemitério militar (cemitério indonésio situado junto ao cemitério de Santa Cru). Tanto uns como outros são vítimas das circunstâncias que não desejávamos", afirmou o antigo chefe de Estado indonésio, que faleceu em 2009.

O Cemitério de Santa Cruz é o local onde decorreu o massacre de 12 de novembro de 1991, que ficou conhecido como Massacre de Santa Cruz, quando militares indonésios reprimiram com violência uma marcha pacífica, onde participavam milhares de pessoas, para prestar homenagem ao Sebastião Gomes, assassinado em outubro do mesmo ano.

Hoje, o Presidente indonésio acompanhado pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Alberto Carlos, visitou o cemitério de Santa Cruz.

O chefe de Estado indonésio entrou pelo corredor central do cemitério em direção à capela e depois fez o caminho inverso para sair.

Dentro do cemitério, onde só foram autorizados a entrar os jornalistas indonésios, uma dezena de populares saudou o chefe de Estado indonésio.

Susilo Bambang Yudhoyono dirigiu-se depois, a pé, para o cemitério militar indonésio, que se situa junto ao cemitério de Santa Cruz.

Megawati Sukarnoputri foi a única chefe de Estado indonésia que não visitou o Cemitério de Santa Cruz.

Em 2002, quando se deslocou a Timor-Leste para participar nas cerimónias da restauração da independência, a antiga chefe de Estado visitou o cemitério militar indonésio perante protestos de timorenses a exigir justiça para as atrocidades cometidas pelas forças indonésias.

O Presidente Susilo Bambang Yudhoyono chegou hoje a Díli para uma curta visita de 24 horas para participar nas cerimónias de restauração da independência do país e tomada de posse do futuro chefe de Estado timorense, Taur Matan Ruak, no domingo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana