domingo, 20 de maio de 2012

TIMOR-LESTE PRECISA DE GENTE MOTIVADA PARA UMA NOVA ERA



Rosa Maria da Oliveira

Está evidente que o mundo vai mudar… UM NOVO E MELHOR MUNDO vai ressurgir

“O meu voto é que nessa nova ordem mundial, em que não somos capazes de adivinhar como vai ser, a Declaração Universal dos Direitos Humanos continue a ser a peça fundamental porque é na base do respeito da dignidade do homem que se pode passar para um mundo melhor” Freitas do Amaral

TIMOR-LESTE, está a festejar 10 ANOS DA DECLARAÇÃO DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA, em 20 de Maio de 2012. Sinto uma grande alegria interior por ter tido a sorte de ter estado lá, nesse dia inesquecível, o Dia da Declaração da Independência de Timor-Leste, em 20 de Maio de 2002, e por ter lá continuado durante 7 anos consecutivos, anos intensos de trabalho solidário feito com amor e dedicação.

O que em consciência me permito partilhar é o seguinte:

Os Timorenses e todos os verdadeiros amigos de Timor-Leste, deveremos refletir numa mudança de referências, as que se instalaram por ganâncias de vária ordem, ganâncias que não servem o interesse de nenhum Povo, muito menos do Povo Timorense, cujo passado, presente e futuro são dignos do maior respeito.

Fazer ressurgir os ideais nobres que foram abraçados durante o período de luta pela libertação do jugo dos opressores de então; renascer para uma independência em 20 de Maio de 2002. Não é possível acreditar que Timor-Leste continuará a ser o que tem sido desde um golpe de estado acontecido em 2006.

Os Timorenses não merecem tão triste destino, não merecem que se repitam os acontecimentos mais tristes do seu passado.

Não é possível acreditar! Timor-Leste merece mais, merece TUDO, para um presente limpo e um futuro promissor, onde todos se sintam filhos da mesma Nação.

“O que se está a repetir em Timor-Leste é o tempo da Indonésia de Suharto. Compram-se votos, intimidam-se pessoas… há aqui uma cumplicidade… mesmo com os corruptos…”, Mari Alkatiri.

Timor-Leste e os timorenses não merecem tal realidade.

Timor-Leste e os timorenses não merecem ter no seu seio pessoas a ganharem autênticas fortunas, muito além do que seria aceitável e justo, enquanto o Povo vai empobrecendo e sendo negativamente influenciado com modelos de vida estranhos à sua cultura;

pessoas que criticam constantemente a capacidade e a inteligência dos timorenses;

pessoas que mais não fazem do que prepararem as melhores condições para terem o próximo contrato garantido, ainda que tenham de manifestar “atitudes politica e socialmente corretas”, com prejuízo da progressiva perda de identidade de um Povo que teve a coragem de dizer o que queria, num período difícil da sua história.

TIMOR-LESTE PRECISA DE GENTE MOTIVADA PARA UMA NOVA ERA… UMA ERA DE VERDADEIRO PROGRESSO, FEITO POR GENTE DEDICADA, GENTE DE MÃOS LIMPAS, QUE SAIBA DAR AS MÃOS E CAMINHAR COM OS PASSOS DIRIGIDOS PARA O MESMO HORIZONTE LUMINOSO, GENTE FRATERNA E SOLIDÁRIA, GENTE QUE NÃO SE SINTA BEM COM O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO À CUSTA DA POBREZA EXTREMA DE TANTOS.

VIVA TIMOR-LESTE! HOJE E SEMPRE!

Sem comentários:

Mais lidas da semana