quinta-feira, 24 de maio de 2012

Timor-Leste: PSP envia 29 elementos para fazer rotação do contingente no país



FPA (CMP) - Lusa

Lisboa, 24 mai (Lusa) - Cinco chefes e 24 agentes da polícia portuguesa partem hoje à noite para Timor-Leste, onde a Polícia de Segurança Pública (PSP) vai proceder à rotação do contingente na Missão de Apoio à Paz da ONU, informou aquela força de segurança.

Em comunicado, a PSP informa que a partida está prevista para as 22:00 da Base Militar de Figo Maduro, em Lisboa, com a presença do ministro da Administração Interna, José Pedro Aguiar Branco, e do diretor nacional da PSP, Paulo Valente Gomes.

O comunicado recorda que, desde que a PSP começou a colaborar na missão da ONU em Timor-Leste (UNMIT), em 1992, já passaram pelo país cerca de 600 polícias.

Estes agentes atuaram em áreas como a investigação criminal, segurança pessoal, apoio à vítima, assessoria e aconselhamento policial, "tendo especial relevo o desempenho atual de cargos como os de Comandante da Polícia da ONU, Oficiais de Ligação (inclusivamente a nível Ministerial) e Comandantes Distritais (incluindo Díli)".

"Paralelamente ao desempenho destas funções, a PSP tem participado ativamente com a comunidade local em campanhas de angariação de livros, bens, roupa e brinquedos", lembra a PSP.

O contingente português foi agraciado em 2011 com a Medalha de Solidariedade "pelo contributo prestado em prol da ordem social e cujas ações ajudaram de modo significativo a paz e a estabilidade em Timor Leste", de acordo com o comunicado.

Já no final de abril, um grupo avançado composto por três oficiais e cinco chefes da PSP partiu para Timor-Leste com a missão de preparar a rotação do contingente da PSP na UNMIT. O contingente policial tem também como missão auxiliar a ONU e as autoridades timorenses no próximo processo eleitoral que ocorre no país, a 07 de julho.

Sem comentários:

Mais lidas da semana