Sapo TL, com foto
A terceira edição da Maratona ‘Díli, Cidade da Paz’ terá lugar hoje, dia 12 de Maio, sábado. A linha de partida e de chegada será em frente ao Palácio do Governo, na marginal de Díli. O evento inclui uma maratona (42 km), uma meia maratona (21 km) e uma ‘corrida pela paz’ de cinco e dez km. De ano para ano o número de concorrentes tem vindo a aumentar.
Esta é uma iniciativa do Presidente José Ramos-Horta, dando início a uma semana de comemorações relativas à Independência de Timor-Leste. Contudo, tal iniciativa não se constroi sozinha e são muitos os apoios. “Todos os anos, desde a edição inaugural da Maratona de Díli, a Sunrise Joint Venture apoia a Maratona de Díli. Desde 2010 que esta assistência financeira tem sido incalculável no apoio aos melhores atletas de Timor-Leste,” disse o PR Horta.
“Estes jovens alcançaram já muitos dos seus objectivos e estão agora prontos para inspirar uma nova geração a competir ao mais alto nível do mundo. Este ano a companhia aérea australiana AirNorth é o patrocinador de Ouro da Maratona Internacional de Díli. A Timor Telecom, Woodside, Conoco Phillips, Shell, Coca-Cola, Toll, Osaka Gas, Discovery Inn, entre outros, também apoiam esta prova que já conta com mais de 6000 mil inscritos.
A maioria dos participantes provêm das escolas primárias de Díli. Prevê-se a participação de cerca de 300 atletas nas Maratona e meia-maratona de Díli. Novidade este ano é a inclusão de Yuko Arimori, a ex-maratonista japonesa medalhada.
Yuko Arimori, que acompanhará o Presidente Ramos-Horta, na próxima corrida da Paz.
A Maratona inclui provas de 5 e 10,000 metros, além da meia-maratona (21 km) e da dura prova da Maratona Internacional (42,295km). A maratona e a meia maratona são cronometradas, registadas e avaliadas de acordo com os padrões da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e servem de provas de qualificação para outras maratonas da IAAF e para recordes mundiais.
Sem comentários:
Enviar um comentário