sábado, 12 de maio de 2012

PROFESSORES PORTUGUESES VÃO FORMAR DOCENTES TIMORENSES



CSR - Lusa

Lisboa, 11 mai (Lusa) -- Professores portugueses vão formar colegas timorenses ao abrigo de um projeto de cooperação formalizado com a assinatura de contratos hoje em Lisboa, anunciou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Os contratos, que estão incluídos no Projeto de Formação Inicial e Contínua de Professores de Timor-Leste, foram firmados entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, o Ministério da Educação timorense e cada um dos 15 professores contratados.

"Estes são os primeiros quinze, de um grupo de 74 docentes, se não estou em erro, que vão para Timor-Leste fazer a formação de professores de Língua Portuguesa", disse o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Segundo José Cesário, "este é um acordo para fazer um ciclo completo de formação de professores em Timor-Leste".

"A novidade está no facto de ser um projeto de cooperação já partilhado plenamente, inclusivamente, em termos de pagamento, entre os dois governos", indicou o secretário de Estado.

O português é uma das línguas oficiais de Timor-Leste, a par do tétum, sendo o país integrante da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

4 comentários:

Anónimo disse...

Mais um acordo assinado. Já deviam ter lá professors há alguns meses pois não? Há poucos meses atraz, assinaram um memorandum, agora mais outro acordo. Os governos deviam é desistir destes acordos e deixarem os timorenses a falar só o Tetun.

Muitos jovens timorenses não estão interessados em aprender, o governo Português não se interessa em difundir a lingua do seu país, o governo timorense só está interessado em meter o dinheiro no bolso! Para que estas assinaturas?

Anónimo disse...

Oh amigo,

Esta semana chega uma comitiva de 100 pessoas com o Cavaco, vem tudo passear a Timor, ninguém virá trabalhar para Timor e o Zé Povinho é que paga.
Vem tudo a banhos, cada banho desses senhores vai custar uma pipa de massa aos Portugueses, que estão sem Subsidio de Férias e de Natal.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Bem! É assim que se funciona em Portugal. Quem mais trabalha menos dinheiro tem no bolso. Os que menos trabalha mais viaja e mais banham.

“Estamos todos nessa situação de austeridade”, mas enquanto vós o povinho andam na miséria, nós os Ministros vamos andando, devagarinho para melhorar a nossa vidinha. E quando estamos fartos de ouvir vamos visitar uns amiguinhos com quem assinamos acordos, mas que não levamos a sério estes acordos. Basta só mostrar os dentes o povinho Maubere estará feliz. E ficamos mais feliz ainda se virmos o nosso amiguinho PM de Timor-Leste deitar lágrimas de crocodilo por ‘falta’ de dinheiro.

Anónimo disse...

Deviam era introduzir já o inglês em Timor e anexar o país á Austrália. É como a queda da União Europeia: uma questão de tempo.

Mais lidas da semana