EL - Lusa
Luanda, 22 jun (Lusa) - As reservas cambiais de Angola totalizam 25,4 mil milhões de euros, equivalentes a cerca de um terço do Produto Interno Bruto do país, revelou o ministro das Finanças, Carlos Lopes, citado na edição de hoje do Jornal de Angola.
Aquele valor representa 100 vezes mais as reservas cambiais em 2002, quando terminou a guerra civil angolana, precisou Carlos Lopes, que intervinha no II Fórum da Banca.
Segundo o ministro, citado pelo diário estatal angolano, a acumulação atingiu em 2012 um dos mais altos índices internacionais.
Intervindo no mesmo Fórum, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, afirmou que as reservas cambiais disponíveis correspondem a cerca de sete meses e meio de importações.
Neste período de 10 anos, Carlos Lopes salientou que a taxa de inflação desceu de 105,6 para 10 por cento.
"Com esta evolução, afirmou o ministro, estão criadas as condições macroeconómicas que permitem acelerar a inserção competitiva de Angola no mundo globalizado, além de estarem também já proporcionadas as condições geopolíticas e institucionais ditadas pela consolidação do Estado democrático de direito no país", escreveu o Jornal de Angola.
Sem comentários:
Enviar um comentário