terça-feira, 26 de junho de 2012

Díli: Equipa Forense parou recolha dos restos mortais nos jardins do Palácio



SAPO TL

Depois de uma semana a escavar e limpar os restos mortais encontrados no jardim do Palácio do Governo foram localizados 52 corpos. De acordo com o jornal Independente, o comandante do Serviço de Investigação Criminal (SIC), superintendente chefe Calistro Gonzaga, informou que o processo de recolha está agora parado para que a equipa forense possa analisar e estudar esta primeira recolha.

“Parámos provisoriamente a recolha e esperamos agora a chegada de alguns colegas da Austrália para em conjunto analisarmos todos os materiais, informou Calistro, ontem no Quartel Geral PNTL, Caicoli.

Segundo a polícia do Serviço de Investigação Criminal (SIC) a maioria das vítimas tinha a cabeça e as pernas partidas. De acordo com Jaime Remeles Oliveira estes restos mortais podem ser de timorenses que morreram durante a II Guerra Mundial, nos confrontos decorridos em solo timorense, entre a Austrália e o Japão, datados entre 1942-1945.

Remeles Oliveira disse que durante a guerra, o governo do Japão realizava os julgamentos numa comarca que ficava atrás do Palácio do Governo, actual edifício do Parlamento Nacional. Jaime é uma das testemunhas vivas, que pode relatar como as forças japoneses capturavam os liurais timorenses.

Mais informações podem ser obtidas através do Tenente Pires, Tinoku, sargento Vieira, Tomato e Silva.

SAPO TL com Independente

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois e esta na hora de os Japoneses mandarem mais uns dolares, para se redimirem do que fizeram em 1942-45, em vez de andarem a fazer umas brincadeiras no Porto de Dili. Oferecam o Porto de Tibar completo.
Timor nao precisa de emprestimos, precisa e de ajuda para construir, e o minimo que os Japoneses poderao fazer para compensar as 60 000 vitimas da 2 grande guerra em Timor.

Beijinhos da Querida Lucrecia

Mais lidas da semana