terça-feira, 26 de junho de 2012

Timor/Eleições: Manuel Tilman, filho dos heróis da montanha e ex-deputado português



MSE - Lusa

Díli, 26 jun (Lusa) - A t-shirt preta a dizer Portugal é a imagem de marca de campanha eleitoral de Manuel Tilman, líder do partido União dos Filhos Heroicos da Montanha (KOTA) e deputado timorense.

Com 60 anos, o filho do rei de Maubisse, não desiste da política, onde entrou pelas mãos dos professores portugueses Sousa Franco e Jorge Miranda, recordou à agência Lusa.

Estudou direito na Universidade Clássica de Lisboa, iniciou as lides políticas nos Açores, onde viveu e foi consultor jurídico do governo regional entre 1982 e 1990. Foi ainda deputado da Assembleia da República de Portugal entre 1980 e 1984.

Casado e pai de dois filhos, Manuel Tilman regressa à Ásia em 1990 para trabalhar como advogado e consultor jurídico em Macau, Hong Kong e China.

Depois do referendo que ditou a independência de Timor-Leste e o fim da ocupação Indonésia, regressa ao país, tendo sido eleito em 2001 deputado do parlamento timorense, onde permanece até hoje.

Manuel Tilman voltou a entrar na corrida para as legislativas de 07 de julho com uma coligação entre o KOTA e o Partido Trabalhista de Timor (PTT), depois de ter concorrido às presidenciais de março, ganhas por Taur Matan Ruak.

A t-shirt preta a dizer Portugal com a imagem de uma vela de uma caravela dos descobrimentos, significa os filhos heroicos do mar que trouxeram o conhecimento e a cruz (religião católica) para Timor-Leste, disse à Lusa.

4 comentários:

Anónimo disse...

O rei de Maubisse é o liurai Sá Benevides!

Anónimo disse...

E o Tilman tentou ser bom Indonesio. Fez pedido ao SuhaRTO para obter cidadania Indonesia.

Anónimo disse...

O Tilman e homen do caracter politico com uma visao clara sobre TIMOR-LESTE e mais intencao pura TIMORENSE para criar um progresso e bem estar ao povo mane'bere e feto'bere.em TIMOR-LORO'SA'E

LULIK

Anónimo disse...

Manuel Tilman e bom politico e pessoa honesta

Mais lidas da semana