sexta-feira, 8 de junho de 2012

MINISTRA DA JUSTIÇA TIMORENSE CONDENADA A CINCO ANOS DE PRISÃO




Lúcia Lobato é acusada do crime de participação em negócio


O Tribunal Distrital de Díli, Timor-Leste, condenou esta sexta-feira a ministra da Justiça, Lúcia Lobato, a cinco anos de prisão por crime de participação em negócio, mas a defesa vai recorrer da sentença.

Os juízes consideraram Lúcia Lobato autora moral de forma consumada em crime de participação em negócio relacionado com a aquisição de uniformes para a guarda prisional.

No final do julgamento, que começou em Abril, o advogado de defesa da ministra da Justiça, Sérgio Hornay, afirmou que vai recorrer da decisão, sem prestar mais declarações.

Lúcia Lobato começou por afirmar aos jornalistas que não queria recorrer da sentença, mas, acabou, por remeter a decisão final para os seus advogados.

A ministra foi suspensa de funções a 20 de Março pelo parlamento timorense na sequência de um pedido do Tribunal Distrital de Díli para julgar Lúcia Lobato e um homem identificado como António Araújo Freitas.

O despacho do tribunal referia que os arguidos eram "acusados do crime de corrupção, abuso de poder e de falsificação de documento".

Na sentença lida esta sexta-feira, a ministra da Justiça foi absolvida dos crimes de abuso de poder e administração danosa e António Freitas absolvido de todas as acusações.

Após a suspensão da ministra, o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, assumiu a responsabilidade pelo Ministério da Justiça.

3 comentários:

Anónimo disse...

“...em negócio relacionado com a aquisição de uniformes para a guarda prisional.”

Pelo menos que ela vai ter mais oportunidade de apreciar, por algum tempo, os uniformes que o marrido teria fornecido aos guardas prisionais. Ela de certeza que vai dizer as fardas dos guardas são bonitas. LOL=Laugh out loudly

Anónimo disse...

Parabéns à justiça timorense. Aos poucos vem provando que a lei é para todos

Anónimo disse...

“Parabéns à justiça timorense. Aos poucos vem provando que a lei é para todos”
Estou de acordo consigo. É pena que esta justiça só sobrecaiu na Ministra quando há ministros que andam na roubaria. Mas água mole, pedra dura, tanto bate até que fura.

Mais lidas da semana