sexta-feira, 8 de junho de 2012

Timor/Eleições: Ramos-Horta e dois partidos juntos para viabilizar futuro governo



MSE - Lusa

O ex-chefe de Estado de Timor-Leste José Ramos-Horta e os presidentes do Partido Democrático (PD) e da Associação Social-democrata Timorense (ASDT) assinaram hoje um acordo de princípio para viabilizar o futuro governo do país.

"Depois das legislativas de 07 de julho, os dois partidos vão juntar as suas cadeiras (no parlamento) para serem parceiros de diálogo seja com quem for que ganhar as eleições", afirmou José Ramos-Horta.

O antigo Presidente timorense falava aos jornalistas na sua residência em Díli, após a assinatura do compromisso com Fernando La Sama de Araújo, presidente do PD e do parlamento, e João Correia, presidente da ASDT.

João Correia foi reconhecido como presidente da ASDT na semana passada, na sequência de uma decisão do Supremo Tribunal de Recurso sobre uma disputa jurídica quanto á liderança do partido.

Segundo José Ramos-Horta, há abertura para estabelecer parcerias com outros partidos, nomeadamente com a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), oposição, e com o Conselho Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), do atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

A Fretilin e o CNRT foram os partidos mais votados nas legislativas de 2007.

"Para nós não há dogmas, não há tabus, o importante é criar um governo estável, forte e que possa primeiro consolidar a paz no país e segundo provocar e incentivar o grande arranque económico", acrescentou.

José Ramos-Horta explicou também que decidiu apoiar o PD e a ASDT para que a vida política do país "não seja um monopólio".

"É preciso para a saúde da democracia que o PD e o ASDT aumentem a sua representatividade no parlamento nacional e possam decisivamente influenciar o futuro deste país através de um melhor equilíbrio político nacional", salientou.

Questionado pela agência Lusa se vai participar na campanha eleitoral, o antigo Presidente disse que irá para alguns lugares fazer campanha com as duas formações partidárias.

Nas terceiras eleições legislativas de Timor-Leste, marcadas para 07 de julho, participam 21 partidos e coligações.

A campanha eleitoral começou na terça-feira e termina a 04 de julho.

Sem comentários:

Mais lidas da semana