sábado, 2 de junho de 2012

O BOSQUE EM FLOR



Rui Peralta

A ágora africana (1)

Zimbabwe

A extracção diamantífera na unidade zimbabwena da Rio Tinto, localizada na mina de Murowa, no sul do país, mais que duplicou, passando dos 141 mil carates em 2010 para os 324 mil carates em 2011.

Moçambique

Maputo planeia a construção de um complexo litoral, de 300 mil metros quadrados, com escritórios, áreas residenciais, Hotéis, restaurantes e centros comerciais. É um projecto avaliado em mil milhões de USD e projectado para 15 anos, segundo a CR Holdings.

Camarões

Os Camarões esperam duplicar a produção de crude, para 100 mil bpd (barris por dia), este ano, depois da Perenco, ter incrementado a extracção para 50 mil bpd, no campo Baf 3. Em 2011 os Camarões produziram uma média 65 mil bpd. O campo Dissoni fica onstream no segundo semestre deste ano, assim como as concessões de Moudi e Ebome Marine, no Douala/Kribi-Campo.

Quénia e Ruanda voam mais alto

A Kenya Airways estabeleceu este mês voos directos para Nova Deli, perfazendo um total de 57 destinos, sendo este o seu segundo destino para a India, depois dos voos para Mumbai. A nova rota tem como alvo o mercado indiano e chinês. No entanto Nairobi, a capital do Quénia tornou-se também um destino da Etihad Airways, que voa directo a partir de Abu Dhabi. Este é o primeiro destino na Africa Oriental para a Etihad. O alvo desta operação é o aumento de passageiros chineses e nessa perspectiva a Etihad tem planos para estender, em Julho, os seus serviços á Nigéria.

Por sua vez o Ruanda recebe o primeiro voo regular da Qatar Airways, que opera a rota Kigali – Doha, via Entebe, no Uganda, através de um Airbus A320, com capacidade máxima de 144 passageiros. O Ruanda está a tornar-se num centro económico emergente de rápido crescimento, com fortes ligações á Europa, Médio-Oriente e Extremo-Oriente. O Ruanda exporta para o Medio Oriente produtos hortícolas e café e espera incrementar o turismo provindo do Medio-Oriente. Outros pretendentes á rota de Kigali para este ano, são a South African Airways e a Turkish Airlines. Quanto á Qatar Airways expandiu as sua operações com o continente africano, estabelecendo novas rotas para a Líbia, Uganda, Mombasa, no Quénia e Kilimanjaro e Zanzibar na Tanzânia.

Ghana e India

O comércio bilateral entre o Ghana e a India rondará 1biliäo de USD em 2013. Os laços comerciais entre os dois países foram incrementados em 2009, atingindo um valor de 538 milhões de USD em 2009-2010 e de 818 milhões de USD em 2010-2011, sendo as exportações indianas para o Ghana avaliadas em 658 milhões de USD e as importações em 160 milhões de USD.

Investimento estrangeiro

O investimento estrangeiro na região subsariana sextuplicou, nos últimos dez anos, assistindo-se a alterações na sua composição. Este ano o investimento da China nas infraestruturas africanas ultrapassou o do Banco Mundial.

Tanzânia

Os ingleses da BG Group, numa joint venture com a Ophir Energy, anunciaram que um dos campos de gás na costa tanzaniana, é maior que o estimado pelos estudos efectuados por ambas as companhias. Segundo um engenheiro da Ophir este é o maior campo de gás descoberto na história da companhia, excedendo em muito as estimativas efectuadas.

Madagáscar

Madagáscar vai iniciar este ano a produção de crude no campo de Tsimiroro, a sua primeira produção de crude sustentada. O campo de Tsimiroro tem uma reserva estimada em 1,7 biliões de barris.

Acordo Angola/Congo-Brazzaville

Angola e a Republica do Congo vão explorar em conjunto o campo fronteiriço do Lianzi e partilhar igualmente os lucros obtidos. O acordo estabelece os mecanismo de partilha dos resultados obtidos na exploração do campo e a abertura de uma conta conjunta para depósitos dos lucros num banco angolano. A operadora será a Chevron e as reservas do campo estão avaliadas em 67 milhões de barris.

Gabão

O governo do Gabão e o conglomerado sul-coreano SK Energy, projectam a construção de uma refinaria na Ilha de Mandji, um investimento de mil milhões de USD. A nova refinaria processará 50 mil bpd, sendo metade para exportação e a outra metade para o mercado interno gabonês

Fontes
African Business, nr. 386, May 2012


Sem comentários:

Mais lidas da semana