sexta-feira, 8 de junho de 2012

O BOSQUE EM FLOR



Rui Peralta

A ágora africana (3)

África do Sul

Vai iniciar-se a construção do maior parque solar do mundo. Localizado em Upington, no Norte da Província do Cabo, este complexo solar gerará 5 mil MW de pura e limpa energia solar, representando 11% da actual capacidade energética sul-africana, sendo implantado em 2 mil hectares. O parque solar vai criar cerca de 12 mil postos de trabalho na construção e mais que 3 mil empregos nas operações de manutenção. Vai ser construído por fases, durante 9 anos, estando a primeira fase concluída e pronta a produzir energia em 2014. É um projecto do governo sul-africano, através do Ministério da Energia e da estatal Eskom, com a Clinton Climate Change Initiative (CCI). O parque será equipado com a última tecnologia de produção solar, com variados sistemas, desde o sistema fotovoltaico (PV), fotovoltaico concentrado (CPV) e Energia Solar concentrada (CSP), utilizando tecnologia de espelhos parabólicos e tecnologia de torres solares. É um projecto orçamentado em 22 mil milhões de USD. Este projecto está integrado numa rede de zonas de desenvolvimento industrial, onde serão incluídas fabricas de componentes de tecnologia solar, células fotovoltaicas, espelhos solares, processamento de aço, tubagens, válvulas e bombas, para alem de acumuladores solares e transformadores solares.

Etiópia

Bahar Dar é uma cidade junto ao maior lago etíope, o lago Tana, na região de Amhara, famoso pelas suas ilhas e mosteiros ortodoxos. Mas também pela lapidação, graças a um recente projecto do governo regional de Amhara, iniciado em 2008. Amhara é uma região com uma geologia muito peculiar, rica em minerais, onde foram descobertos depósitos de platina, tantalite, fosfato e ouro. O Projecto de Lapidação foi um investimento do governo regional de Amhara, de 7 milhões de USD, com o objectivo de iniciar uma rede de formação técnica e profissional em processos de lapidação. No primeiro ano, em 2008, foram formados 34 profissionais, já com nível universitário em Geologia, que tornaram-se formadores e mais tarde formaram formadores, sendo actualmente 1800 profissionais já formados por esta rede. Ao nível das pedras preciosas como a Opala, Calcedónia, Ametista, Ágata e Serpentina, este projecto já exporta as pedras preciosas processadas para os mercados internacionais, abandonando aos poucos a exportação em bruto para a India e para a China, onde as pedras eram processadas.

Quénia

Encontrado petróleo no campo de exploração de Ngamia-1, em Turkana, uma árida extensão no Norte do país. O campo é explorado pela Tullow Oil. As estimativas apontam para 2 mil milhões de barris. A Tullow Oil, actualmente inglesa, adquirida recentemente ao capital irlandês, projecta a gestão do campo com a canadiana Africa Oil.

Uganda

A farmacêutica indiana CIPLA e a Kampala’s Quality Chemicals Industries Ltd (KQCI), do Uganda, vão abrir uma fábrica e um complexo de laboratórios em Kampala, para a produção de anti palúdicos e antirretrovirais. A produção deverá ser iniciada em 2013.

Nigéria

O governo nigeriano lançou um plano macroeconómico de desenvolvimento (o BRACED) para as regiões do Delta do Níger, que engloba os seis estados nigerianos da região: Bayelsa, Rivers, Akwa Ibom, Cross River, Edo e Delta. O BRACED tem como objectivo desenvolver projectos de sustentabilidade e preparar a região para era pós-hidrocarbonato. A agricultura e as infraestruturas regionais são os primeiros focos deste plano a longo prazo. A Comissão BRACED, que irá dirigir e executar o plano, é formada pelos governos dos estados da região.

O Estado de Bayelsa, cuja capital é Yenagoa, é o maior produtor de gás e petróleo da região, contribuindo com 30% do total da produção de petróleo nigeriano. Com cerca de 21 mil Km quadrados tem uma população estimada em 2 milhões de habitantes. Agricultura, projectos de piscicultura e infraestruturas são priorizadas no BRACED, para este estado.

O Estado de Rivers, cuja capital é Port Harcourt, é o segundo maior centro comercial da Nigéria e Port Harcourt é o segundo maior porto marítimo nigeriano e é o coração da indústria petrolífera nigeriana, sendo auto-suficiente em termos energéticos. Com uma população de 5 milhões de habitantes este estado ao nível do BRACED privilegia o desenvolvimento ecológico, reflorestação e o ecoturismo.

O Estado de Akwa Ibom, com mais de 5 milhões de habitantes, prioriza a produção de energia eléctrica. Está em curso uma primeira fase do plano que irá proporcionar uma capacidade de 180 MW e a segunda fase irá adicionar mais 465 MW.

O Estado de Cross River, com 3,5 milhões de habitantes prioriza as suas terras férteis e a produção agrícola e pecuária. Desenvolve também imensos projectos turísticos ao nível do BRACED e projecta a ampliação da zona de comércio livre de Tinapa.

O Estado de Edo, com 4 milhões de habitantes, lar de uma das mais antigas monarquias da História, a casa Oba do Benim, prioriza o turismo cultural, a produção agrícola, borracha e cacau e a indústria alimentar.

O Estado do Delta é um produtor de petróleo e gás natural e alberga a segunda maior refinaria nigeriana. Ao nível do BRACED prioriza a produção de borracha e a ampliação do comércio, pretendendo criar duas zonas de comércio livre, que o transformarão na maior zona comercial da Africa Ocidental.

A Comissão BRACED coordena a actividade fiscal estadual e federal, sendo o plano financiado por fundos públicos, cujas receitas fiscais são provenientes da actividade petrolífera, gás e petroquímica. Todos os projectos de investimento estrangeiro e privado nacional, são analisados pela Comissão e têm de satisfazer projectos comunitários, ao nível das populações, financiados por fundos criados pelos investidores. A grande novidade do plano BRACED é o envolvimento das estruturas regionais, tanto as governamentais estaduais, como as comunitárias.

Fontes
African Business, nr. 386, May 2012
New African, nr. 516, May 2012

Sem comentários:

Mais lidas da semana