segunda-feira, 25 de junho de 2012

“O PRESIDENTE POLACO FOI ASSASSINADO NA RÚSSIA?” – POLÓNIA E EURO 2012



Associação polaca Solidarni 2010 publicou no seu portal diverso material “para baixar, imprimir e distribuir” durante o próximo Campeonato Europeu de futebol. Sob o slogan “Conta verdade à Europa” foram preparados cartazes, panfletos, banners, autocolantes e símbolos. Na maioria deles aparecem as palavras da ordem ligadas à tragédia de Smolensk. Por exemplo: “O presidente polaco foi assassinado na Rússia”, “Você acredita em Putin – o agente do KGB?”, entre outros.

Grzegorz Krawczyk, Wiadomosci.onet.pl

“Solidarni 2010” é um movimento social suprapartidário que “dentro da lei, através da criação de iniciativas sociais, da organização de protestos, da recolha de assinaturas, da realização de campanhas de informação, organização de piquetes e manifestações, pretende exercer a pressão social sobre as instituições do Estado e os meios de comunicação social”. Na sua página da Internet, Associação apela à coparticipação no movimento que tem por objetivo ajudar a sociedade civil controlar o poder.

A presidente da Associação é uma documentalista, Ewa Stankiewicz, que dirigiu o filme “Solidarni 2010”. Ela iniciou o movimento que algumas semanas após o desastre em Smolensk, organizou os protestos em frente do Palácio Presidencial, e mensalmente, dia 10 de cada mês, para recordar a catástrofe. Os membros do movimento até agora acreditam que o desastre foi o resultado de um atentado.

Por ocasião do Euro 2012, a Associação preparou diversos materiais, principalmente em inglês, levantando questões sobre o desastre de Smolensk na Rússia. Em um dos folhetos com a foto dos destroços do avião presidencial Tu-154M pode ser lido: “Por que os russos destruíram os destroços do avião, a prova mais importante na investigação do acidente em Smolensk? O presidente polaco foi assassinado na Rússia?” No outro, com a foto de Vladimir Putin, está escrito: “Você acredita em Putin – o agente do KGB? Os polacos estão exigindo uma investigação internacional sobre a causa do acidente em Smolensk. Ajuda-nos?” Ambos possuem uma nota no rodapé: “Sem a verdade de Smolensk – nenhum divertimento no Euro-2012”.


Além disso, a Associação também preparou uma série de banners, com as letras vermelhas sobre um fundo branco. Em diferentes idiomas está escrito neles sobre a destruição dos destroços e sobre a investigação internacional, com as palavras que o presidente polaco foi assassinado na Rússia, no dia 10 de Abril de 2010.

Uma série separada de folhetos e autocolantes é dedicada ao presidente russo Vladimir Putin e à crítica da “política imperial da Rússia”. Em diversas imagens se pode ver a figura do Putin a chutar os povos do Leste Europeu.

Fonte:


Sem comentários:

Mais lidas da semana