terça-feira, 5 de junho de 2012

Timor-Leste: Quatro empresas candidataram-se à entrada no mercado das telecomunicações



MSE - Lusa

Díli, 05 jun (Lusa) - Quatro empresas, duas das quais indonésias, apresentaram candidaturas para entrar no mercado das telecomunicações em Timor-Leste, informou hoje em comunicado o Governo timorense.

Na sequência da reforma do setor das telecomunicações timorense, as autoridades locais abriram um concurso público no passado mês de abril para atribuir duas licenças.

Segundo o comunicado, as empresas que apresentaram proposta foram a Digicel Pacific Limited (Pacífico Sul/Caraíbas), PT Gapura Caraka Kencana (Indonésia), PT Tlekomunikasi Indonesia International (Indonésia) e a Viettel Global Investment Joint Stock Company (Vietname).

"Estas empresas incluem prestadores de serviços com vasta experiência a nível de telecomunicações a preços competitivos em diversos países em vias de desenvolvimento", refere o comunicado do Governo de Timor-Leste.

Segundo o documento, o Ministério das Infraestruturas está a "analisar as candidaturas e anunciará as duas empresas selecionadas" nos próximos dias.

"Os novos prestadores de serviços terão o direito a prestar uma gama completa de serviços de telecomunicações, incluindo serviços de dados e voz GSM e 3G, bem como outros serviços para os quais consigam encontrar procura", acrescenta o documento.

O processo de reforma do setor de telecomunicações do país teve início em março de 2012 com a adoção do novo decreto-lei para regular o setor e com a assinatura de um acordo entre o Governo timorense e a Timor Telecom, que pôs fim à concessão exclusiva por parte desta operadora, detida maioritariamente pela Portugal Telecom.

Sem comentários:

Mais lidas da semana