domingo, 24 de junho de 2012

Timor/Eleições: PD quer criar linha de crédito para financiar estudantes universitários



MSE - Lusa

O presidente do Partido Democrático de Timor-Leste, Fernando La Sama de Araújo, disse que se vencer as legislativas de 07 de julho os estudantes vão beneficiar de uma linha de crédito para frequentarem as universidades.

Em entrevista à agência Lusa, Fernando La Sama de Araújo admitiu que os programas de quase todos os partidos candidatos às eleições são iguais, mas que o PD se destaca por querer acelerar o desenvolvimento e criar uma linha de crédito para os estudantes sem dinheiro frequentarem o ensino superior.

O PD é considerado o partido dos jovens e nas legislativas de 2007 ficou em quarto lugar com 11,30 por cento dos votos, tendo integrado a coligação governamental da Aliança da Maioria Democrática, chefiada por Xanana Gusmão e que governou o país nos últimos cinco anos.

"Como é um país novo, todos os partidos políticos estão a falar da educação, também o PD fala da educação, infraestruturas, agricultura, saúde e da boa governação", disse.

Para Fernando La Sama de Araújo, o PD é "diferente dos outros", porque "aposta na aceleração do desenvolvimento, porque os velhos querem assistir, ver com os seus próprios olhos o desenvolvimento do país".

"Apostamos muito na educação e vamos criar subsídios para as crianças entre a escola primária e secundária. Para os universitários, vamos criar uma linha de crédito para estudarem e só depois de conseguirem trabalho é que pagam", disse Fernando La Sama de Araújo.

Segundo o também presidente do parlamento timorense, esta é uma forma de "garantir a igualdade de oportunidades para todos".

"Se não avançarmos com esta ideia, então há lamentações de que os filhos dos diretores, dos ministros e dos deputados têm mais vantagem do que o filho do maubere descalço que não tem oportunidades, nem dinheiro para sustentar os seus filhos nas universidades", afirmou.

Concorrem às terceiras legislativas de Timor-Leste 21 partidos e coligações, que se encontram em campanha eleitoral até 04 de julho.

Sem comentários:

Mais lidas da semana