No Conselho Superior da Antena1, Ana Gomes refere-se à evolução do processo democrático na Birmânia e em Timor-Leste, países onde esteve recentemente no âmbito de uma missão europeia, informa a RTP.
Ana Gomes começa por elogiar a prova de maturidade democrática dada pelo povo timorense, apesar dos desacatos que se registaram. A eurodeputada socialista acredita que os exemplos de Timor-Leste e Indonésia são bons para a Birmânia, nomeadamente ao nível do seu processo de resolução de conflitos.
Na Birmânia a construção democrática está no princípio, o que vai obrigar a um esforço da comunidade internacional na assistência e apoio dos ativistas pró-democracia. Ana Gomes observa que em toda a Ásia há crescimento económico.
Porém, os asiáticos veem a crise da Europa como uma ameaça, temendo que toda a prosperidade seja comprometida pela crise. Segundo a eurodeputada afirma ao jornalista Nuno Rodrigues, a crise é uma crise de confiança no euro e a sua resolução passa pelos países que enriqueceram à custa do euro garantirem solidariamente as economias da Zona Euro e passa por parar com a austeridade que está a destruir as economias europeias.
O combate à corrupção foi outro assunto abordado nesta visita de Ana Gomes à Ásia. A eurodeputada critica os paraísos fiscais, que são usados para os empresários sem escrúpulos, os banqueiros ‘gansters’ e os ditadores guardarem o dinheiro que sonegam da economia dos seus países.
SAPO TL com RTP
* Timor-Leste é um país lusófono? Por mais que a atualidade timorense seja muito mais que isto só se souber tétum é que se poderá inteirar sobre o que acontece em Timor nas publicações timorenses online, porque a Agência Lusa está no país mas QUASE PARA NADA e publicações online em português não existem como nos verdadeiros países da lusofonia. (PG)
Sem comentários:
Enviar um comentário