quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cabo Verde: MPD CASTIGA PAICV




João Silvestre Alvarenga – Liberal (cv), opinião, em Colunistas

Das 22 CMs (Câmaras Municipais) em disputa neste último domingo, 01/07/12, em Cabo Verde, o MpD e o GIMCS (aliado do MpD) vencem em 14 e o PAICV fica com o consolo de oito (8). Em termos eleitorais e de visibilidade política, as CMs ganhas pelo MpD são muito mais expressivas do que aquelas controladas pelo PAICV. Comparando às eleições de 2008, o MpD conquista mais CMs (de 12 para 14) e o PAICV cai nessa mesma diferença (de 10 para 8).

1. PRIMEIRAS RAZÕES DA DERROTA DO PAICV

O PAICV construiu a sua própria derrota: (1º) sai das eleições Legislativas de 2011 com um saldo eleitoral positivo e se empolga além da conta; (2º) queima boa parte do seu potencial político eleitoral com o patrocínio conflituoso de duas candidaturas (Manuel Inocêncio Sousa e Aristides Lima) à Presidência da República resultando na primeira queda dos tambarinas e a consequente vitória do candidato da oposição, Jorge Carlos Fonseca; (3º) o Governo do PAICV obtém uma das piores avaliações de sempre, no primeiro ano de mandato, quer globalmente, quer sectorialmente; (4º) o Governo desconsidera as críticas e enfrenta a primeira manifestação pública de descontentamento de trabalhadores; (5º) um Governo insensível às críticas ou desorientado despacha uma leva de ministros ou ex-ministros de um governo muito mal avaliado para ser candidato em diferentes Municípios. Todos são derrotados: Leonesa Fortes em Ribeira Grande de Santo Antão; Arnaldo Andrade em Tarrafal de Santiago; José Maria Veiga em Santa Catarina de Santiago; Filomena Martinis em São Vicente.

2. FAVORITIVISMO DOS TITULARES

Das Câmaras Municipais cujos titulares foram para a renovação dos mandados, a maioria foi bem-sucedida e como a maioria das CMs era governada pelo MpD, este saíra para a disputa em vantagem e confirmou o favoritismo;

3. DESGASTE DO PAICV

O PAICV, o Governo e o Primeiro-ministro estão tão desgastados que não conseguem influir positivamente em apoio aos seus candidatos, ao contrário, parece que o “baptismo” do partido, do Governo ou PM foi contribuição para o fracasso dos seus candidatos;

4. DESEMPENHO DOS GOVERNOS LOCAIS

Governos bem avaliados tendem a obter mais facilmente o reforço da confiança política do que potenciais desafiantes para conquistarem simpatia do eleitorado. O exemplo paradigmático é o do Praia cuja CM vinha sendo bem avaliada e que o candidato à reeleição, Ulisses Correia e Silva, progressivamente conseguiu ajustar a intenção de voto nele à avaliação positiva de seu governo.

5. VENCEDORES E PERDEDORES

Os principais vencedores do lado do MpD são: Carlos Veiga, Ulisses Correia e Silva e J. Luís Livramento e, quanto aos derrotados em ordem de maior para menor grandeza tem-se José Maria Neves, Júlio Correia e José Maria Veiga.

6. FUTURO

Se as eleições Legislativas fossem hoje, o PAICV sairia derrotado por causa do nível do desempenho negativo do Governo, consequentemente, esse partido está sem a devida legitimidade política para conduzir o país, independentemente do desastre eleitoral autárquico que sofreu.

Até quando persistirá essa “boa governação”?

Sem comentários:

Mais lidas da semana