terça-feira, 24 de julho de 2012

CRIMINALIDADE E GREVES “ATERRORIZAM” PESSOAS EM BISSAU




Polícia apresenta jovens que "aterrorizam" pessoas em Bissau

24 de Julho de 2012, 17:19

Bissau, 24 jul (Lusa) - O comissário-geral da Polícia de Ordem Pública (POP) da Guiné-Bissau, coronel Armando Nhaga, apresentou hoje aos jornalistas 18 jovens que "aterrorizam as pessoas" em Bissau com assaltos, roubos e agressões físicas.

Os suspeitos, com idades compreendidas entre 20 e 39 anos, estão detidos nas celas da segunda Esquadra de Bissau e hoje foram apresentados aos jornalistas, antes de serem entregues ao Ministério Público, disse Armando Nhaga.

A exibição de suspeitos de crimes pela polícia é frequente na televisão pública guineense e não mereceu ate hoje queixas de nenhuma entidade no país.

De acordo com o comissário-geral, os alegados delinquentes "têm causado terror e medo" nas pessoas em Bissau, uma vez que a sua forma de atuar fazia com que várias ruas e bairros da capital fossem considerados "perigosos a certas horas da noite e até durante o dia".

Armando Nhaga explicou que os supostos delinquentes "até têm nomes e bases" a partir das quais atuam, sendo que cada grupo possui "o seu código próprio", que é reconhecido pela polícia.

"Uns chamam-se Atlanta, outros Al-Qaida, outros Nantes e outros ainda não têm nomes mas dedicam-se ao roubo de gado e assaltos com arma branca ou catanas", afirmou o comissário-geral da polícia guineense.

"Um desses grupos, sem nome, foi aquele ali que em tempos atacou a residência das freiras. Aquele ali dedica-se ao roubo de gado. Esse é o especialista nessa matéria. Aquele ali sentado é o rei dos assaltos às casas dos comerciantes mauritanos", explicava o Comissário enquanto se dirigia aos elementos do grupo sentados no pátio da Segunda Esquadra.

À medida que o coronel Armando Nhaga apontava para os supostos delinquentes estes faziam o máximo para esconder a cara das câmaras da televisão da Guiné-Bissau chamada para cobrir o ato.

"É bom que a população os veja para que pelo menos possa estar tranquila de que a Polícia está a combater os delinquentes", frisou o Comissário da POP.

Armando Nhaga destacou que os grupos têm estado a atuar nos bairros de Bissau desde o mês de janeiro e que em maio alguns dos seus elementos foram detidos em maio e vão ser apresentados ao Ministério Público.

A polícia diz que embora tenha apanhado "um bom número" ainda continuam nas ruas de Bissau outros elementos causadores do "terror" na capital guineense.

MB.

Trabalhadores do Tribunal de Contas em greve devido a inundação das instalações

24 de Julho de 2012, 16:33

Bissau, 24 jul (Lusa) - O Tribunal de Contas da Guiné-Bissau fechou hoje as portas devido a uma greve dos funcionários que reclamam falta de condições no edifico, inundado pela água das chuvas.

Olim Fernandes Sá, vice-presidente e porta-voz do sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas, disse à agência Lusa que "já não é possível trabalhar" nas atuais instalações, numa casa alugada no bairro de Santa Luzia, em Bissau.

"Decidimos parar tudo a partir de hoje até quinta-feira. Já não é possível trabalhar naquelas condições. Se chove, como tem chovido nos últimos dias, ninguém consegue trabalhar, o tribunal ficou que nem um charco", disse Olim Sá.

O bairro de Santa Luzia situa-se numa zona pantanosa de Bissau e as casas desta zona ficam completamente alagadas cada vez que cai uma chuva forte.

Os funcionários, contou ainda o porta-voz do Sindicato, receberam "várias promessas" dos sucessivos Governos no sentido de se mudarem as instalações mas até hoje continuam no mesmo edifício.

"Já não nos importamos que mudemos para qualquer sítio desde que nos tirem das atuais instalações. Já nos disseram que íamos mudar para as antigas instalações, onde era o gabinete do primeiro-ministro, mas até agora nada", sublinhou Olim Sá.

Com a inundação, acrescentou o sindicalista, o arquivo do Tribunal "corre sério risco" de ficar destruído.

"Quando chove é um trabalho acomodar a documentação que temos no Tribunal. Qualquer dia ficamos sem os arquivos pois a água das chuvas entra pelo Tribunal adentro", exemplificou Fernandes.

A juntar às dificuldades causadas pela água das chuvas o Tribunal de Contas também está com falta de "material adequado" isto é, cadeiras, mesas, pastas de arquivo ou computadores.
"Imagine-se que ainda trabalhamos em mesas de plástico!", disse Olim Fernandes.

MB.

Greve paralisa parcialmente setor saúde pública

24 de Julho de 2012, 13:39

Bissau, 24 jul (Lusa) - O sistema de saúde pública da Guiné-Bissau encontra-se parcialmente paralisado devido a uma greve geral de quatro dias iniciada hoje por enfermeiros e técnicos de assistência hospitalar.

O porta-voz da comissão da greve, Gaspar Baticã, disse à agência Lusa que a "greve tem uma grande adesão" hoje e que tudo indica que será assim nos próximos três dias.

Gaspar Baticã afirmou que, embora os médicos não tenham aderido à greve, estes se mostraram solidários com as reivindicações dos enfermeiros e técnicos da saúde que reclamam sobretudo o pagamento de um conjunto de subsídios e promoção na carreira.

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana