quinta-feira, 19 de julho de 2012

Estratégia de segurança alimentar e nutricional para erradicar fome nos Estados-membros



LAS - Lusa

Maputo, 18 jul (Lusa) - A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ter ter uma estratégia de segurança alimentar e nutricional, para reforçar a coordenação entre os países-membros na erradicação da fome e da pobreza.

Em fase de criação, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN-CPLP), que visa coordenar a ESAN e assessorar os Presidentes dos países da CPLP, realizou hoje a primeira reunião em Maputo, no âmbito da IX conferência dos chefes de Estado e de governo da CPLP que se realiza na sexta-feira.

Na abertura do encontro, o primeiro-ministro moçambicano, Aires Ali, disse que o COSAN-CPLP vai contribuir para reduzir as elevadas taxas de desnutrição crónica e insegurança alimentar que constituem a expressão humana da pobreza.

"A presidência de Moçambique, que se inicia dentro de dois dias, irá comprometer-se em dinamizar a governabilidade da segurança alimentar e nutricional ao nível dos países-membros e na comunidade, tendo em consideração a aprovação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, e a promoção da educação nutricional dos nossos povos, tendo em consideração a valorização das boas práticas de alimentação local", disse Aires Ali.

Na reunião do COSAN, os participantes propunham-se apreciar e aprovar os estatutos deste organismo, bem como a proposta de recomendação à conferência dos chefes de Estado e dos Governos da CPLP.

Criada em julho de 1996, a CPLP integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.

Nota Página Global: Com ironia podemos destacar que Portugal deverá ser a principal alavanca desta erradicação da fome e da pobreza nos países da CPLP, agora que existe muito mais fome e pobreza insuportável no país do que há alguns tempos atrás. Fala a voz do pior PR, Cavaco, que Portugal alguma vez teve, eleito, pós Abril de 1974, de mãos dadas com o seu governo ressabiado e saudosista do salazarismo, chefiado pelo grande mentiroso Passos Coelho. A hipocrisia prevalece na representação portuguesa que em Maputo "falam" por Portugal ao mais "alto nível". Alto nível?

Sem comentários:

Mais lidas da semana