domingo, 8 de julho de 2012

PARABÉNS XANANA? UMA OVA! POVO SOBERANO OU POVO INTRUJADO?




PARABÉNS CNRT, PARABÉNS XANANA GUSMÃO! :o)

Zizi Pedruco – Timor Hau Nian Doben

Pois é... Embora o partido da qual eu sou simpatizante não foi o vencedor destas eleições, eu prezo-me em ser democrata e por isso, apesar de ter " engolido um valente sapo", aqui estou para dar os parabéns ao vencedor das eleições legislativas realizadas ontem, em Timor Leste, o CNRT!

Para mim, a vontade do povo é soberana, e em democracia não existe lugar para ficarmos tristes ou rancorosos, aceitar os resultados é uma forma de fortalecer a democracia, e por isso...

PARABÉNS CNRT, PARABÉNS XANANA GUSMÃO!

Ontem tive o privilégio de estar em constante contacto telefónico com dois observadores seniores destas eleições, que são meus amigos há muitos anos (obrigada meus queridos!) e ambos me disseram que as eleições decorreram de forma exemplar e democrática.

"Rosarinho (o nome pelo qual os meus amigos malaes me chamam) tens todas as razões para estares orgulhosa do teu povo, as eleições decorreram de forma democrática e exemplar, o resultado será sem dúvida o reflexo da vontade expressada pelo teu povo ", disse-me um deles. Pois é malae querido... Que o meu povo é motivo de orgulho, disso já eu sabia, mas obrigada pelo reforço das tuas palavras.

Como ganhar as eleições em Timor Leste, não é sinónimo de formar governo, os próximos dias vão ser muito interessantes, para sabermos como irão ser feitos os acordos entre os partidos políticos para que se forme uma coligação entre os partidos de modo a viabilizar o próximo governo timorense... Vai ser bonito, vai...

A cena política atual é, para mim, completamente diferente da de 2007, deixa-me mais descansada e menos apreensiva quanto aos resultados eleitorais.

Desta vez, ao contrário de há cinco anos atrás, o povo timorense não está mais sozinho e desprotegido. O homem que ocupa o cargo número um do Estado timorense, Sua Excelência Taur Matan Ruak, é um homem de bem e um dos melhores filhos de Timor (talvez o melhor!) e tenho a certeza absoluta de que os abusos e os maus-tratos aos timorenses, por parte de qualquer governo nos próximos cinco anos, não irão ser tolerados.

Se mais ninguém defender os direitos deste povo, eu tenho a CERTEZA ABSOLUTA de que o General Ruak os vai defender e não os vai abandonar, como ele foi abandonado nos últimos cinco anos. É a única certeza que tenho...

Vá... Vá... Meus senhores, toca a entenderem-se para que o próximo governo de Timor Leste seja um governo de unidade nacional, onde os interesses do povo timorense sejam o primado da vossa governação.

Chega de brincadeiras! Há um povo a sofrer muito e precisa de ser governado por gente capaz e honesta! CHEGA DE SACANAGEM!

Opinião Página Global

Eu sou o António Veríssimo e a opinião que se segue é exclusivamente minha. Sou um amigo incondicional de Zizi Pedruco, que terá sempre todo o meu respeito. Compreendo-a mas não estou de acordo com partes do texto que consta em cima e que é mesmo de origem e demonstrativo da carga de grande humanidade que faz transbordar o conteúdo saudável desta minha amiga e parceira da blogosfera. A ingenuidade, a boa vontade, o desejo de que aconteça o melhor para os seus compatriotas timorenses, o perdão, a tolerância, todas as melhores qualidades, ficam uma vez mais patentes numa senhora com um S muito grande… Mas não, Zizi, não estou nada de acordo com certas partes deste texto. Passo a explicar.

É impossível tolerar o passado de Xanana Gusmão e do seu séquito no que diz respeito ao enriquecimento ilícito que proporcionou enquanto PM e amigo de certos e incertos "abutres". Aquilo que vimos nos resultados destas eleições é o aval para que prossiga. Aquilo que vimos nestas eleições foi o uso e abuso de estratégias eleitorais comuns gizadas por especialistas ao ínfimo pormenor. A estratégia incluiu a eleição de Taur Matan Ruak (com um preparo de muita antecedência) e agora o culminar nestas eleições. Só por si isso é imoral, não é democrático porque contém técnicas onde prevalece a manipulação, a mentira atrativa, a publicidade enganosa que faz os eleitores “comprarem” gato por lebre. Xanana Gusmão em vez de Santo é um Herói de Pau Carunchoso, não foi honesto. Provou-o ao longo destes últimos anos de domínio total do país. Então como pode ser eleito ou parabenizado?

Muitas responsabilidades pelo sucesso de Xanana Gusmão cabem à FRETILIN pela sua ingenuidade e inércia. O fogo pode ser combatido com fogo (sem violência). E se é para bem do país, do povo carenciado do país, a FRETILIN não tem nada que andar a arremessar baldes de água inapropriados, armada em Dom Quixote de La Mancha da política timorense. Foi o que veio fazendo ao longo de todos estes anos, depois de à luz do Direito Internacional ter sido ilegalmente apeada do governo (2006), com a conivência da ONU, devido às desonestidades, ao golpismo, de Xanana Gusmão, da Igreja timorense, da Austrália, dos EUA e de outras forças maléficas internacionais. Acrescentemos a isso a máfia indonésia e os ressabiados traidores timorenses que atualmente são a elite timorense putrefacta mas do séquito xananista.

Não, Zizi, o povo não é soberano quando é técnica e astuciosamente enganado. Soberano é Xanana Gusmão e o seu séquito. Ramos Horta vai aquiescer a esses para não perder pitada do espólio dos saques que vão continuar.

Em tudo isto sobra Taur Matan Ruak, o atual PR. Se não desiludir a Zizi e muitos outros… Ele que se cuide. Por muito menos Ramos Horta foi baleado “à séria” e quem o fez, moral e materialmente, continua impune e até a ser bajulado… Pois.

O ideal seria que o meu pessimismo não correspondesse a fatores da realidade. Mas não. Por tudo isso talvez volte à carga, em substituição de Ana Loro Metan. Onde ela está que faça o favor de me inspirar fazendo ver claro, com a maior das honestidades. (Redação PG – AV)

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana