quinta-feira, 12 de julho de 2012

Paredes e Moçambique acordam construção de fábrica de móveis replicando Timor



APM - Lusa

Paredes, 12 jul (Lusa) - O município de Paredes vai replicar em Moçambique, com o apoio do governo daquele país, o projeto de cooperação que permitiu, em 2004, montar uma fábrica de móveis em Timor-Leste, revelou à Lusa o presidente da Câmara, Celso Ferreira.

Como contrapartida, avançou o autarca, o executivo de Moçambique disponibilizará aos empresários de Paredes um terreno para montarem em Maputo um espaço de exposição e venda dos móveis produzidos em Portugal.

"Em Timor, foi pura cooperação de Lusofonia, em Moçambique está a ser-nos proposto um desafio que é irrecusável, que é comercial e empresarial", disse o edil.

Celso Ferreira disse acreditar que esta será uma grande oportunidade para os empresários da "Rota dos Móveis" (marca dos móveis de Paredes) poderem crescer na exportação para Moçambique e para a África do Sul, beneficiando da inexistência de taxas alfandegárias entre aqueles dois países.

"Diria que esta é uma iniciativa de cooperação muito mais interessante para as empresas. Sempre desejámos isto, mas nunca pensámos que pudesse ser tão rápido", disse.

Celso Ferreira vai partir para Moçambique para celebrar o acordo de cooperação com o Governo daquele país de expressão oficial portuguesa, através do Ministério da Defesa.

O edil explicou que será aquela tutela a disponibilizar o espaço para se avançar com a montagem da fábrica de mobiliário.

Como ocorreu em Timor-Leste, Paredes, através das empresas locais, comprometer-se-á a disponibilizar equipamento de fabrico de móveis e prestará formação profissional aos trabalhadores locais.

"O objetivo é ensiná-los a trabalhar uma profissão industrial, com uma vantagem que em Timor não foi colocada, que é a oportunidade de vendermos em Moçambique os móveis fabricados cá", explicou à Agência Lusa.

Questionado sobre a localização da futura fábrica, Celso Ferreira referiu que essa decisão caberá ao Governo de Moçambique, embora Paredes tenha apresentado algumas recomendações, nomeadamente a proximidade de floresta para obtenção de matéria-prima (madeira).

O presidente da Câmara social-democrata disse estar esperançado que possa ser possível replicar o projeto noutros países de expressão oficial portuguesa, garantindo haver já pedidos de Angola, S. Tomé e Príncipe e Brasil.

A propósito, o edil destaca a oportunidade de a indústria de Paredes poder diversificar mercados, nomeadamente para o Brasil, um país que, observou, "vai ser uma das grandes potências mundiais em termos económicos".

No âmbito do projeto realizado em Timor-Leste, em colaboração com a diocese de Baucau, está a laborar uma empresa com cerca de 2.000 metros quadrados, na qual trabalham cerca de meia centena de timorenses.

Naquele espaço funciona também um centro de formação profissional do setor das madeiras.

O próximo passo da cooperação de Paredes com Timor-Leste, já acordado com o Governo local, vai ser dado com a construção de uma marcenaria para a Associação dos Resistentes Mauberes.

Sem comentários:

Mais lidas da semana