terça-feira, 24 de julho de 2012

Presidente são-tomense chega hoje a Lisboa para visita oficial e privada



Lusa

24 de Julho de 2012, 13:04

São Tomé, 24 jul (Lusa) -- O Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, chega hoje a Lisboa, onde inicia uma visita oficial e privada a Portugal acompanhado de uma comitiva empresarial.

A visita oficial e privada decorrerá até 03 de agosto, a convite do seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, informou à Lusa fonte da Presidência são-tomense.

De acordo com o programa de visita, na quarta-feira os chefes de estado português e são-tomense encontram-se no Palácio de Belém, em Lisboa. O encontro será seguido de declarações a imprensa.

Pinto da Costa visita no mesmo dia o Instituto Marques de Vale Flor, que tem projetos de cooperação em São Tomé e Príncipe, bem como a Associação Industrial Portuguesa (AIP-CCI).

Um banquete oficial oferecido pelo Presidente português encerra a agenda de quarta-feira.

Na quinta-feira, Pinto da Costa desloca-se a Assembleia da Republica Portuguesa para encontros com o presidente da Assembleia da Republica Portuguesa e grupos parlamentares.

No mesmo dia o chefe de estado são-tomense reúne-se com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, que dará um almoço oficial em honra ao chefe de Estado são-tomense.

A visita oficial do Presidente são-tomense encerra na tarde do dia 26 com uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

MYB

Presidente são-tomense propõe livre circulação entre dois países

24 de Julho de 2012, 19:06

São Tomé 24 jul (Lusa) - O Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, desejou hoje, à partida para Lisboa, ver ultrapassados os problemas que dificultam a livre circulação de pessoas e bens entre São Tomé e Príncipe e Portugal.

"Eu sei que é uma inspiração dos são-tomense e também dos portugueses de poderem ir a Portugal e vir a São Tomé e Príncipe sem qualquer problema de visto", disse Pinto da Costa aos jornalistas, momento antes de partir para uma visita de Estado e privada de oito dias a Portugal.

Pinto da Costa lembra entretanto que "as coisas têm que ser feitas a seu tempo" disse estar convencido de os dois estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), cedo ou tarde vão "encontrar uma solução satisfatória para todos".

O chefe de Estado são-tomense disse que os dois países desenvolvem uma cooperação "muito intensa em vários domínios, muito especialmente na saúde e na educação", considerando, no entanto, que as áreas de interesse "não têm limites".

O Presidente são-tomense incluiu na sua delegação vários empresários são-tomense cujo objetivo é "atrair mais investimentos portugueses a São Tomé e Príncipe".

"Essa visita com certeza trará um maior reforço da amizade e cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe nos domínios que interessam aos dois países", concluiu Pinto da Costa.

A viagem para Lisboa que estava marcada para as primeiras horas da manha só se efetuou já nas primeiras horas desta tarde devido o atraso do voo da STP Airways.

O Presidente são-tomense terá um encontro na quarta-feira com o seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, na sexta-feira com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e será recebido, na quinta, pela presidente da Assembleia da Republica portuguesa e pelos grupos parlamentares.

Outra parte da sua visita será de caráter privado e nessa altura manterá encontros com a comunidade são-tomense radicada em Portugal.

O atraso da partida do voo da STP Airways adiou para quinta-feira um importante debate parlamentar sobre a execução do Orçamento do Estado.

MYB

Sem comentários:

Mais lidas da semana