sexta-feira, 20 de julho de 2012

SAIBA COMO A LUSA ADULTERA E SONEGA NOTÍCIAS SOBRE TIMOR-LESTE




A FALTA DE INFORMAÇÃO TEM NOME: AGÊNCIA LUSA

A cobertura noticiosa dos incidentes de violência em Timor-Leste têm sido uma mostra flagrante do mau trabalho que a Agência Lusa vem desempenhando no novel país do sol nascente. Página Global vai abordar o tema dentro de algumas horas.

AGÊNCIA LUSA

INFORMAÇÃO AUTISTA E MANIPULADA ACERCA DE TIMOR-LESTE


Leia em Página Global o número 1 do título AGÊNCIA LUSA, A VOZ DE QUE DONOS? (1)

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro António Verissimo,

O José Meireles é um artista sem rede que o que diz não se escreve, mas foi um dos que se recusou a ser marioneta da Lusa, aqui em Dili. Assim que chegou a Dili recusou-se a escrever um artigo acerca dos abortos em Dili, para embarassar a visita da Christie Gusmão a Portugal.
Voçê quase que o crucificou quando o Horta o contratou.
O Pedro Rosa Mendes lá foi dizendo aquilo que o deixavam dizer, agora sinceramente não sabemos quem ocupa a casa amarela da praia do coqueiros.
Mas que a Lusa é controlada por alguém lá isso é!! E é pior do que no antigo regime dos Fascistas.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Página Global disse...

Carissima Querida Lucrécia

Gosto das suas verdades. Não sabia essa dos abortos e da peça para embaraçar a senhora. Mas vejo que assim, escrever "a pedido" só em determinada altura é mais que suspeito. A crítica ao J. Meireles, foi mais no sentido, creio eu neste momento, de ter saído da Lusa para "abraçar" o Zé Ramos Horta... Mas ele, Meireles, lá sabe das suas opções. Verdade que tive informações relativas a ele e sei que é bom profissional mas "de repentes". Isso é o que consta ainda eu andava no meio. Verdade que também sabemos como funcionava e funciona o meio. Penso que o que lá vai, lá vai. Não foi nada pessoal independentemente do meu eventual "folclore" por considerar inusitada a opção. Meu conceito naquele momento.

Claro que há quem interceda de algum modo nos despachos e naquilo que devem ser os despachos. É o que se diz e será o que se sabe por aqui e por ali.

Verdade que a Lusa já fez trabalhos esmerados em TL, verdade que no caso que apontamos está a fazer o que não deve, quando ao menos bastava basear-se naquilo que vem nos jornais timorenses e é dito por entidades a quem a Lusa pode pedir confirmação de declarações. Enfim. Mas agora não será para encavacar o regime de Xanana, pela certa, antes pelo contrário. Lamentável em tudo isto é que em português, os lusófonos não fazem a minima ideia daquilo que se passa em TL. Ora isso não é cumprir o objetivo de uma instituição que se arroga de Agência de Notícias. Umas vezes é mas algumas vezes até nem é. Relativamente a TL é flagrante. E triste, muito triste. Nem consigo imaginar que sejam os profissionais que são calaceiros e "deixam andar", vou mais pelo outro lado. Com a RTP isso também se passa e trabalhar para o "boneco" não vale a pena. Quem não sabe isso?

Verdade que já recolhi várias palavras de profissionais sobre este caso concreto, de em português os acontecimentos chegarem à lusofonia muito pela rama e aparecerem muitas coisas quase mais para o "cor-de-rosa". Concordo parcialmente com as coisas da cor e totalmente sobre a lusofonia andar a "apanhar bonés", sem alternativa de serem informados... só se souberem tétum. Ora a Lusa sabe isso e ainda sonega factos?

Sempre a considerá-la

O que tiver e que possa contribuir para melhor entendimento será bem vindo.

Grato.

AV

Anónimo disse...

Caro António Verissimo,

Foi essa uma das razões pq o Meireles foi afastado da Lusa, pouco tempo depois de chegar a Dili.
O Horta soube da situação injusta e convidou-o para assessor.
A Lusa funciona na base das noticias pedidas e como na altura o Xanana era Primeiro Ministro, alguém da Lusa em Lisboa decidiu arranjar um artigo sobre abortos em Dili, para publicar nos jornais de Lisboa, no dia da chegada da Christie.
O Meireles recussou.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

É verdade, sabemos mais sobre Timor pelo Facebook ou pelos blogues. Lamentável.

Mais lidas da semana